Topo
Notícias

Itália transfere 250 migrantes para navio quarentena

04/08/2020 07h27

AGRIGENTO, 4 AGO (ANSA) - Foram transferidos para o navio de quarentena GNV Azzurra os primeiros 250 migrantes que chegaram à ilha italiana de Lampedusa nos últimos dias, informou o governo local na manhã desta terça-feira (04).   

O grupo é formado por tunisianos e embarcou em Cala Pisana.   

Todos estavam usando máscaras de proteção facial e as medidas de segurança sanitária estão sendo reforçadas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Por este motivo, eles foram divididos em grupos de 10 pessoas para o embarque e estão sendo monitorados por autoridades locais e pela ONG Cruz Vermelha.   

Os migrantes estavam no problemático hotspot de Contrada Imbriacola, que conta atualmente com cerca de 950 deslocados quando sua capacidade é de apenas 95 pessoas. O navio para quarentena irá continuar a receber os migrantes nos próximos dias até atingir sua capacidade máxima, que é de mil pessoas a bordo.   

Lampedusa é a principal porta de entrada para os deslocados na Itália desde 2012 e volta a enfrentar uma crise por conta da intensa chegada dos estrangeiros. O governo local chegou a pedir que Roma decretasse situação de emergência para a ilha, que é o ponto mais próximo à Tunísia - cerca de 100 quilômetros de distância em linha reta.   

Segundo dados do próprio governo italiano, a alta nas chegadas ao país já é de 268% na comparação com o mesmo período do ano passado. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias