Topo
Notícias

Empresa fundadora do TikTok planeja abrir sede internacional fora dos EUA

04/08/2020 14h28

Pequim, 4 ago (EFE).- A empresa chinesa ByteDance, criadora da rede social de vídeos curtos TikTok, está pensando em mudar a sede do aplicativo para fora dos Estados Unidos, onde o governo está tentando proibi-lo, segundo informações divulgadas nesta terça-feira pela imprensa do país asiático.

"Estamos explorando a possibilidade de estabelecer uma sede para o TikTok fora dos Estados Unidos", disse um porta-voz da empresa, citado pela emissora estatal "CGTN".

Outro representante da ByteDance, que citou "a situação atual" sem se referir diretamente a polêmica com Washington, disse que a empresa de tecnologia "está comprometida em (seus planos de) ser uma empresa global".

Nos últimos dias, a imprensa britânica vem especulando que Londres poderia ser a cidade escolhida para esses escritórios, embora a empresa ainda não tenha confirmado essa escolha.

O presidente dos EUA, Donald Trump, deu ao TikTok até 15 de setembro para passar para as mãos da capital americana - por enquanto, a Microsoft é a principal parte interessada - ou enfrentar a proibição de operar por razões de segurança nacional.

O fundador e CEO da ByteDance, Zhang Yiming, já deixou claro para seus funcionários que não concorda com a decisão, argumentando que "eles sempre se comprometeram em proteger os dados do usuário e manter a neutralidade e a transparência do TikTok".

Notícias