Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Comissária de Saúde de Nova York renuncia e critica prefeito Bill de Blasio

A comissária de Saúde de Nova York, doutora Oxiris Barbot, que reunciou ao cargo - Divulgação
A comissária de Saúde de Nova York, doutora Oxiris Barbot, que reunciou ao cargo Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL, em São Paulo

04/08/2020 14h06

A comissária de Saúde de Nova York, doutora Oxiris Barbot, renunciou hoje ao cargo. Em sua carta de demissão, ela afirmou que "a incomparável experiência em controle de doenças do Departamento de Saúde não foi usada na medida em que poderia ter sido" para combater a pandemia do coronavírus.

"Eu deixo meu cargo hoje com uma profunda decepção. Nossos especialistas são mundialmente conhecidos por seu trabalho de epidemiologia, vigilância e resposta. A cidade seria bem servida se eles tivessem sido o centro estratégico da resposta, não em segundo plano", escreveu ela, em um tom de critica à administração do prefeito da cidade, Bill de Blasio, segundo a imprensa americana.

A renúncia de Barbot vem dias depois de De Blasio tirar do Departamento de Saúde o controle do programa de rastreamento de contatos da covid-19 e passá-lo para a agência que administra os hospitais públicos da cidade. Nas últimas semanas, o programa foi alvo de críticas após denúncias de desorganização e más condições de trabalho.

O substituto para o cargo foi logo anunciado. Trata-se do doutor Dave Chokshi, que atuou no Departamento de Saúde da Louisiana durante o furacão Katrina e foi o principal consultor de saúde do Secretário de Assuntos dos Veteranos do governo do ex-presidente Barack Obama.


A cidade tem mais de 230.000 casos de covid-19 confirmados e 23.021 mortes até a manhã de hoje. Os Estados Unidos seguem como o país com mais casos e mortes, 4.732.418 milhões e 155.942, respectivamente. Os dados são da Universidade John Hopkins.

Notícias