Topo
Notícias

Após causar morte, tempestade tropical Isaias avança pela costa leste dos EUA

04/08/2020 16h46

Washington, 4 ago (EFE).- O furacão Isaias, que tocou o solo na noite da segunda-feira passada, na Carolina do Norte, perdeu força nesta terça-feira e avança como tempestade tropical rumo ao norte pela costa leste dos Estados Unidos, deixando para trás um morto, vários feridos, incêndios, inundações e apagões.

Com ventos de até 145 km/h quando tocou o solo perto de Ocean Isle Beach, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), Isaias causou um tornado devastador que destruiu diversas casas móveis no condado de Bertie. Uma pessoa morreu e várias continuam desaparecidas, segundo a polícia local.

Isaias, cuja intensidade oscilou entre a de tempestade tropical e a de furacão de categoria 1 (de um máximo de 5) na escala Saffir-Simpson, provocou inundações em Myrtle Beach e, de acordo com meteorologistas, causará fortes chuvas, ventos e tornados nos litorais dos estados da Virgínia e do Maine.

O boletim mais recente do NHC, emitido às 8h (horário local, 9h em Brasília), indica que a tempestade leva ventos de 115 km/h e se desloca em direção norte-nordeste a 53 km/h.

"Existe o risco de uma maré e de inundações potencialmente letais ao longo do litoral e de águas adjacentes à Carolina do Norte. Os residentes destas áreas devem seguir os avisos dados pelas autoridades locais", adverte o boletim.

Meteorologistas acreditam que os ventos, agora com força de tempestade tropical, afetarão uma parte da baía de Chesapeake nesta tarde, derrubando árvores e postes da rede elétrica. É possível que se formem tornados em grande parte da Península de Delmarva, no sul de Nova Jersey, no leste de Maryland e no leste da Virgínia.

Mais de 500 mil residências e estabelecimentos ficaram sem energia elétrica na Carolina do Norte, segundo a agência PowerOutage.US. EFE

jab/vnm

Notícias