Topo
Notícias

Desembarque de navios de cruzeiro estará proibido por 2 semanas na Noruega

03/08/2020 17h58

Copenhague, 3 ago (EFE).- O governo da Noruega anunciou nesta segunda-feira que impedirá o desembarque de navios de cruzeiro em seus portos pelas próximas duas semanas, após a confirmação de um surto do novo coronavírus em um navio pertencente à companhia de navegação Hurtigruten.

A Hurtigruten tinha cancelado indefinidamente todos os seus cruzeiros horas antes, quando detectou 41 casos positivos a bordo do navio "Roald Amundsen", que fazia a rota ártica entre Tromso e o arquipélago de Svalbard.

"Precisamos tomar as medidas necessárias para conter a propagação do contágio na Noruega. E fazemos isso enquanto investigamos o que deu errado no surto de Hurtigruten", disse hoje o ministro da Saúde da Noruega, Bent Hoie.

A medida afeta cruzeiros com mais de 100 pessoas a bordo, mas não balsas ou outros navios.

Desde que o Hurtigruten relatou dois positivos em sua tripulação na última sexta-feira, 36 membros da tripulação e cinco passageiros, pertencentes a duas viagens diferentes no mesmo navio, foram diagnosticados com o vírus.

Quatro membros da equipe foram hospitalizados em Tromso durante três dias, enquanto o restante da tripulação permanece isolado no navio.

A Agência Norueguesa de Saúde Pública notificou a companhia de navegação há oito dias o teste positivo de um passageiro que viajou no "Roald Amundsen" para Svalbard, de 17 a 24 de julho, mas, apesar do fato das autoridades aconselharem a informar o restante dos viajantes, mas a companhia não fez isso.

Hurtigruten garante que não tinha conhecimento desta regra, que seguiu as recomendações dos médicos a bordo e que apenas relatou os positivos de sua tripulação quando eles ocorreram, coincidindo com a chegada ao porto da segunda viagem do "Roald Amundsen", que foi realizada pela mesma tripulação em ambos.

No entanto, a companhia de navegação admitiu "falhas" nos procedimentos internos, enquanto as autoridades iniciaram uma investigação e o governo, através de Hoie, alegou que a "confiança" na empresa foi quebrada.

As autoridades norueguesas tentaram localizar os 386 passageiros nas duas viagens para indicar que deveriam ser colocados em quarentena, em um caso que pode afetar moradores de 69 municípios do país.

A Noruega, com uma população de 5,4 milhões, registrou até o momento 9.268 infecções e 255 mortes por Covid-19.

Notícias