Topo
Notícias

Carro elétrico para jovens entra na disputa por ruas de Paris

Tara Patel

03/08/2020 16h21

(Bloomberg) -- O mais novo veículo elétrico na batalha por espaço nas ruas de Paris comporta apenas dois passageiros, tem velocidade máxima de meros 45 quilômetros por hora e pode ser legalmente conduzido por um adolescente de 14 anos.

Quando for lançado neste mês, o peculiar Citroen Ami se tornará a mais nova estratégia de uma guerra entre as quatro maiores montadoras da Europa pelo domínio na capital francesa. O prêmio não é o de vendas, mas taxas de compartilhamento de apenas centavos por minuto.

Preocupações com o congestionamento e poluição do ar levaram a políticas rigorosas para proprietários de automóveis e obrigaram fabricantes a mudarem de estratégia. Anne Hidalgo, prefeita de Paris, foi reeleita em junho com uma plataforma ambiental que inclui mais ciclovias e menos veículos poluentes. Isso torna serviços como o compartilhamento de carros uma das poucas maneiras pelas quais as montadoras podem atrair consumidores urbanos no centro econômico e cultural da França.

"O compartilhamento de carros será um negócio real para as montadoras, embora em escala relativamente pequena", disse Jean-Louis Sempe, analista da Invest Securities, com sede em Paris. "Eles usarão os serviços como salas de exposição e para criar outro tipo de cliente."

O Citroen Ami, com dois assentos, mais alto do que largo, é classificado como um quadriciclo e, portanto, pode ser conduzido por adolescentes a partir dos 14 anos.

O Ami é "um dispositivo de mobilidade 100% elétrico e totalmente disruptivo para o centro" da cidade, disse Carlos Tavares, CEO da PSA, depois de divulgar lucro surpreendente no primeiro semestre, apesar da pandemia.

©2020 Bloomberg L.P.

Notícias