Topo
Notícias

Notre-Dame de Paris dá início à restauração do grande órgão após incêndio de 2019

02/08/2020 17h55

Na segunda-feira (3) começa o desmonte do grande órgão de 1733, que será limpo peça por peça, antes de ser restaurado. Levará pelo menos quatro anos para que o famoso instrumento se torne novamente a "voz" da grande catedral de Paris.

Notre-Dame ficará separada de seu órgão sinfônico até pelo menos 2024. Nesta segunda-feira (3), um grupo de especialistas começará a retirada meticulosa do enorme instrumento, após três séculos de música sacra, uma parte fundamental da liturgia na grande catedral francesa.

Primeiro o console do teclado será removido e depois os 8.000 tubos divididos em 115 peças. Cada parte será limpa escrupulosamente do pó de chumbo que cobriu o órgão durante o incêndio de Notre-Dame, em 15 de abril de 2019.

O próximo passo será sua restauração, quee será concluída novamente com a delicada remontagem do instrumento em Notre-Dame.

"Nossa ambição", explicou o general Jean-Louis Georgelin, chefe do estabelecimento público responsável pela reconstrução da catedral, "é devolver o instrumento às condições operacionais em que estava antes do incêndio, e levará seis meses para refinar e harmonizá-lo. Era essencial iniciar esta operação o mais rápido possível para que o grande órgão pudesse ressoar em meados de abril de 2024 ".

Esta é a data em que, de acordo com o desejo do presidente francês Emmanuel Macron, o" Te Deum "será organizado , cinco anos após o incêndio que destruiu o teto e a torre sineira da catedral gótica de 850 anos.

(Com AFP)

Notícias