Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Cortejo de Severino Cavalcanti causa aglomeração nas ruas de João Alfredo

Cortejo de Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-prefeito de João Alfredo, em Pernambuco - GENIVAL FERNANDEZ/AGÊNCIA PIXEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Cortejo de Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-prefeito de João Alfredo, em Pernambuco Imagem: GENIVAL FERNANDEZ/AGÊNCIA PIXEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
do UOL

Do UOL, em São Paulo

15/07/2020 21h20

O cortejo de Severino Cavalcanti, ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-prefeito de João Alfredo, em Pernambuco, levou uma multidão às ruas do município.

O político morreu na manhã de hoje aos 89 anos e foi sepultado pela tarde em João Alfredo. Ainda não há informações sobre a causa da morte de Severino.

Nas imagens do cortejo, é possível ver uma grande quantidade de pessoas próximas ao caixão do ex-prefeito, que percorreu as ruas da cidade. Algumas não usavam máscaras.

Severino ficou marcado por ter renunciado não só ao posto de presidente da Câmara como também ao próprio cargo de deputado federal após ter seu nome envolvido no esquema do 'Mensalinho', em setembro de 2005.

Na época, Severino foi acusado de receber propina de um empresário que possuía restaurantes dentro da casa legislativa para que ele continuasse usando o espaço. Eleito em fevereiro de 2005 para comandar a casa, o político ficou apenas sete meses na presidência.

Severino iniciou sua vida política na extinta UDN (União Democrática Nacional) na década 1960. Durante a ditadura militar, esteve entre os quadros da Arena (Aliança Renovadora Nacional), partido pró-regime. Desde 1995, era filiado ao PP.

Além do posto de deputado federal, que ocupou entre 1995 e 2005, Severino foi deputado estadual em Pernambuco por sete mandatos consecutivos, entre 1967 e 1995.

Em duas ocasiões, foi prefeito da cidade de João Alfredo, a 102 km de Recife: entre 1964 e 1966 e entre 2009 e 2012.

Notícias