Topo
Notícias

Procuradoria russa pede até 7 anos e meio de prisão para jovens acusados de extremismo

14/07/2020 15h49

Moscou, 14 Jul 2020 (AFP) - A procuradoria russa solicitou nesta terça-feira (14) até 7 anos e meio de campos de treinamentos para jovens acusados de "extremismo", informou os advogados de defesa à AFP.

Sete jovens russos, julgados por um tribunal Liublinski de Moscou estão sendo acusados de criarem uma "organização extremista", que foi infiltrada pelos agentes dos serviços de segurança.

Segundo os investigadores, os acusados criaram esta organização para "devolver a glória de antigamente à Rússia" e propor um financiamento para a formação do uso de armas.

O procurador pediu respectivamente, 6 anos, 6 anos e meio, e 7 anos e meio para Viasheslav Kriukov (22 anos), Piotr Karamzin (34 anos) e Russlan Kostylenkov (27 anos), confirmou a AFP um de seus advogados, Maxime Pachkov.

Os três estão em prisão preventiva desde março de 2018.

Para outros quatro, entre eles, Anna Pavlikova (20 anos), a procuradoria tem pedido penas de 4 a 6 anos e meio de prisão suspensa, segundo a mesma fonte.

No total, dez pessoas foram detidas em 2018 neste caso que se tornou um marco conhecido como a "Nova grandiosidade" e foi denunciado por ONGs de defesa dos direitos humanos como uma montagem.

Os acusados asseguram que os agentes infiltrados foram os que participaram na formação desta organização redigindo os textos fundadores e financiando os treinamentos de tiro.

As acusações de terrorismo ou extremismo contra grupos políticos, em particular os jovens, tem se multiplicado na Rússia nos últimos anos.

as-mp/cls/af/mb/gf

Notícias