Topo
Notícias

Ford Bronco: versão original foi desenhada por 1º designer negro da marca

McKinley Thompson Jr, primeiro designer negro da Ford - Divulgação
McKinley Thompson Jr, primeiro designer negro da Ford Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

14/07/2020 12h51

Com o retorno do Ford Bronco ao mercado após sua apresentação na última segunda-feira e os protestos do movimento Black Lives Matter nos EUA depois da morte de George Floyd, volta à memória um momento histórico promovido pela Ford no fim dos anos 1960. Um dos responsáveis pelo projeto do Ford Bronco original, de 1966, foi McKinley Thompson Jr - primeiro designer negro da companhia.

Formado em 1956 no ArtCenter College of Design em Pasadena, Califórnia, ele entrou primeiramente no estúdio de design avançado da Ford. Entre seus projetos, estavam uma caminhonete pequena e esboços conceituais para o futuro do Mustang e do GT40. Thompson também trabalhou no futurista Ford Gyron, um carro-conceito de duas rodas feito em 1961.

No entanto, seu projeto mais notável foi o conceito do Bronco 4x4, com corpo quadrado, alta distância do solo e o mínimo de movimentação nas suspensões dianteiras e traseiras para otimizar a capacidade off-road do modelo.

Um de seus projetos, intitulado "Proposta de pacote nº 5 para o Bronco", entregue em 24 de julho de 1963, influenciou a linguagem do design que se tornaria icônica no Bronco de primeira geração. Depois de sair da Ford em 1984, ele ainda projetou um SUV parecido de duas portas para todos os propósitos chamado de Warrior, construído em fibra de vidro.

McKinley Thompson Jr morreu em 5 de março de 2006, aos 84 anos de idade. Ele era natural de Queens, Nova York, e após sua aposentadoria morou no Arizona.

Além da Ford, Thompson atuou na Segunda Guerra Mundial na divisão de comunicações do exército norte-americano. Seu amor pelos carros o fez entrar em um concurso de design da Motor Trend em 1950. Ele enviou um carro turbina com corpo de plástico reforçado. Ele venceu o concurso e se matriculou no ArtCenter College of Design.

Entre 1969 e 1979, ele chegou a alugar uma garagem para criar um carro dos sonhos, e recebeu ajuda de Wallace Triplett - primeiro negro a atuar pelo time de futebol americano Detroit Lions, em 1949. Juntos, eles construíram um protótipo que visava facilitar o trabalho de montadoras em países em desenvolvimento.

Notícias