Topo
Notícias

Demanda por petróleo terá salto em 2021, mas seguirá abaixo de 2019, diz Opep

Trabalhador utiliza máscara de proteção em campo de petróleo em Basra, Iraque - Dado Ruvic
Trabalhador utiliza máscara de proteção em campo de petróleo em Basra, Iraque Imagem: Dado Ruvic

Dmitry Zhdannikov

Da Reuters, em Londres

14/07/2020 09h38

LONDRES (Reuters) - A demanda por petróleo deve ter um crescimento recorde de 7 milhões de barris por dia (bpd) em 2021, à medida que a economia global se recupera da pandemia de coronavírus, mas ainda seguirá abaixo dos níveis de 2019, disse a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em relatório mensal.

O relatório foi o primeiro em que a Opep fez uma avaliação sobre os mercados de petróleo no próximo ano. O grupo disse que a projeção não levou em conta a materialização de possíveis riscos relacionados a tensões comerciais entre Estados Unidos e China, excesso de dívidas ou uma segunda onda de infecções por coronavírus.

"(A previsão) presume que a Covid-19 será contida, especialmente nas principais economias, permitindo recuperação do consumo privado e investimento, apoiados por massivas medidas de estímulos adotadas por governos para combater a pandemia", afirmou a Opep.

Os preços do petróleo desabaram neste ano depois que a demanda global caiu em um terço devido a medidas de isolamento adotadas por governos para conter a disseminação do vírus.

A Opep disse que a demanda por petróleo em 2020 deve ter queda de 8,95 milhões de bpd, levemente abaixo da estimativa no relatório do mês passado.

Em 2021, o grupo espera que ganhos de eficiência e a adoção de trabalho remoto limitem o crescimento da demanda, que ainda ficaria abaixo dos níveis de 2019.

A Opep espera atender a maior parte do grande salto projetado na demanda em 2021 com seu petróleo. O grupo estimou que a demanda por sua produção deve crescer em 6 milhões de bpd, para 29,8 milhões de bpd.

Desde maio, os países da Opep e aliados liderados pela Rúsisa vêm cortando a produção em quase 10 milhões de bpd, ou um décimo da demanda global, para impulsionar os preços.

A produção em países de fora do grupo como Estados Unidos, Noruega e Canadá também tem caído, embora eles não façam parte do acordo para restrição de oferta.

A Opep disse esperar que a oferta de petróleo de países de fora do grupo em 2020 caia em 3,26 milhões de bpd em 2020, com alta de apenas 0,92 milhão de bpd em 2021.

Notícias