Topo
Notícias

Presidente Andrzej Duda reeleito na Polônia

13/07/2020 06h01

Varsóvia, 13 Jul 2020 (AFP) - O presidente conservador da Polônia, Andrzej Duda, foi reeleito para um novo mandato de cinco anos, anunciou nesta segunda-feira a Comissão Eleitoral, após a apuração quase total das urnas.

Duda obteve 51,21% dos votos, contra 48,79% para o opositor liberal e prefeito de Varsóvia, Rafal Trzaskowski, de acordo com a apuração de 99,97% das urnas no segundo turno da eleição presidencial.

"Os resultados que ainda aguardamos das últimas cinco circunscrições não mudarão o resultado final das eleições", declarou o presidente da Comissão Eleitoral, Sylwester Marciniak.

O resultado consolida a posição do partido Direito e Justiça (PiS), que está no poder desde 2015.

"O presidente Duda foi reeleito. Mas não é uma vitória forte", declarou à AFP o cientista político Stanislaw Mocek, presidente do Collegium Civitas. "Os poloneses não optaram pela mudança proposta por Rafal Trzaskowski", acrescentou.

O governo conservador nacionalista do PiS é acusado pelos rivais de ter reduzido as liberdades democráticas conquistadas há três décadas, após a queda do comunismo.

"O resultado forte de Rafal Trzaskowski lhe dá a possibilidade de virar uma figura chave da oposição liberal", declarou ao canal TVN24 o cientista político Andrzej Rychard.

Trzaskowski pertence ao principal partido de oposição centrista, Plataforma Cívica (PO).

A eleição estava programada para maio, quando Duda tinha uma liderança folgada nas pesquisas, mas teve que ser adiada devido à pandemia de coronavírus.

O índice de participação no segundo turno foi de 67,9%, considerado elevado para a Polônia.

bur/mc/dt/zm/mar/zm/fp

Notícias