Topo
Notícias

PMs são afastados após policial pisar em pescoço de mulher negra em São Paulo

13/07/2020 13h34

PMs são afastados após policial pisar em pescoço de mulher negra em São Paulo - Governador João Doria diz que as cenas da ação "causam repulsa" e que é "inaceitável a conduta de alguns policiais".Policiais militares que foram filmados agredindo uma mulher em Parelheiros, no extremo sul da capital paulista, foram afastados de suas funções. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou nesta segunda-feira (13/07) que as cenas "causam repulsa" e que é "inaceitável a conduta de alguns policiais".

O vídeo mostra um dos policiais pisando no pescoço da comerciante negra para imobilizá-la. Em seguida, a mulher de 51 anos é algemada e arrastada pelo asfalto até a calçada. Ela conta que desmaiou quatro vezes durante a ação.

Esta ocorreu no dia 30 de maio, após os policiais terem sido acionados por uma reclamação sobre o som alto de um carro estacionado nas imediações de um bar. Na data, bares e restaurantes eram proibidos de abrir na capital paulista.

Em entrevista ao programa de televisão Fantástico, da Rede Globo, a comerciante conta que estava trabalhando no seu bar quando viu um policial batendo num amigo seu. Ela foi empurrada, levou três socos e teve a tíbia quebrada após levar uma rasteira. "Ele me bateu, e quanto mais eu me debatia, mais ele apertava a botina no meu pescoço", disse a vítima, que não quis se identificar com temer represálias. Essa parte da agressão não aparece no vídeo.



A comerciante estava com estabelecimento aberto, um cliente parou o carro com o som alto na frente do local, incomodando a vizinhança, que acionou a polícia. A mulher afirma que chegou a pedir ao motorista abaixasse o som do veículo e quando saiu viu um carro da polícia e um policial agredindo um amigo seu. Ela, então, tentou interceder. Uma das cenas a mostra deitada no chão com o policial pisando em seu pescoço. Depois, ela é algemada e arrastada para uma calçada.

"Os policiais militares que agrediram uma mulher em Parelheiros, na capital de SP, já foram afastados e responderão a inquérito. As cenas exibidas no Fantástico causam repulsa. Inaceitável a conduta de violência desnecessária de alguns policiais. Não honram a qualidade da PM de SP", afirmou Doria em postagem nas redes sociais.

Os PMs afirmam que foram agredidos primeiro pela mulher e seu amigos, e que tiveram que reagir. No boletim de ocorrência eles afirmam que a comerciante usou uma barra de ferro para agredi-los e os ameaçou com um rodo. Ela nega.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) informou que um inquérito policial militar (IPM) foi instaurado e que os policiais já foram afastados e ficarão fora de suas atividades até o fim das investigações.

MD/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter

Notícias