Topo
Notícias

Merkel tem dúvidas de que se alcance acordo sobre plano de recuperação da UE

13/07/2020 16h41

Meseberg, Alemanha, 13 Jul 2020 (AFP) - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse que tem dúvidas de que os líderes dos 27 países da União Europeia cheguem a um acordo sobre o plano de recuperação de 750 bilhões de euros para enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

"Não sei se chegaremos a um acordo", afirmou sobre cúpula que será realizada sexta e sábado, em entrevista coletiva com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, em Meseberg, perto de Berlim.

"Nada está certo ainda. Os caminhos que devemos percorrer ainda estão longe", acrescentou. "Não sei dizer se chegaremos a um acordo na sexta-feira, mas seria bom para a Europa".

A líder conservadora, que elogiou "a admirável disciplina e paciência" dos italianos, severamente afetados pela pandemia, insistiu na necessidade de uma forte resposta à crise que afeta as economias europeias.

Ela rejeitou qualquer ideia de reduzir o plano de recuperação e insistiu, ao contrário, que "deveria ser mais maciço".

Áustria, Holanda, Suécia e Finlândia se mostraram resistentes ao plano, que será especialmente benéfico aos países do sul da Europa, especialmente Itália e Espanha, os mais afetados pela pandemia.

yap/fjb/eg/mb/jc/mvv

Notícias