Topo
Notícias

Show de DJ em Nice reúne multidão e aumenta temor de segunda onda da Covid-19 na França

12/07/2020 11h51

Enquanto infectologistas alertam que grandes aglomerações podem resultar em uma segunda onda do coronavírus, um show do DJ francês The Avener, neste sábado (11), em Nice, causou preocupação e surpresa. As imagens da festa percorreram as redes sociais, junto com comentários de indignação dos internautas.

Os comentários destacam a falta de distanciamento entre os participantes do evento e o desrespeito aos gestos de barreira sanitária. O evento aconteceu na Esplanada dos Ingleses, na beira da praia. As imagens lembram as de um carnaval.

"Respeitamos o limite de 5.000 pessoas estabelecido pela prefeitura, em um espaço definido onde, em tempos normais, colocamos 36.000 pessoas", respondeu a prefeitura de Nice, contatada pela France Info neste domingo (12), no dia seguinte ao show gratuito do DJ francês The Avener, originário da cidade. A apresentação teve também projeções nas fachadas dos prédios.

"É festa, é verão. Se tivermos que nos confinar novamente neste inverno, pelo menos vamos ter aproveitado", disse uma participante da festa.

De seu lado, o chefe de gabinete da prefeitura dos Alpes-Marítimos descarta qualquer controvérsia. "Dois dias antes de um aniversário particularmente cruel e doloroso para o povo de Nice, [o atentado de 14 de julho de de 2016], Nice estava bonita, como um símbolo da retomada da vida", disse Rémi Recio, em entrevista à rádio France Inter. "É essa a forte mensagem que deveria ficar, no lugar de buscar polêmica sistemática", reiterou.

Indignação na internet

Nas fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver uma multidão compacta dançando, o que causou comentários indignados. 

"O SARSCoV2 agradece aos irresponsáveis franceses de garantir a sua propagação", escreveu um internauta no Twitter. 

A infectologista Anne-Claude Crémieux lembra que o vírus continua circulando. "Sabemos menos sobre o que acontece em espaços abertos. Isso não significa que não há riscos, mas é verdade que ele é menos identificado", admite a especialista que é uma das signatárias de uma tribuna no jornal francês Le Parisien, que exige que o uso da máscara em locais públicos fechados seja obrigatório.

"O conselho que podemos dar é usar uma máscara sempre que estiver em um local de reunião de pessoas. Com atenção, particular, no caso dos locais fechados", acrescenta Crémieux.

Notícias