Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

SP terá reabertura gradual de parques estaduais a partir da próxima semana

do UOL

Do UOL, em São Paulo

10/07/2020 13h27Atualizada em 10/07/2020 15h12

Na próxima semana, o governo de São Paulo irá reabrir parques ambientais estaduais que estavam fechados como medida de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito hoje pelo secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, em entrevista coletiva.

Ao todo, serão sete parques parcialmente reabertos: Água Branca, Villa-Lobos, Cândido Portinari, Parque Ecológico do Tietê, Jardim Botânico, Zoológico e Zoo Safári. Outros dois, Cantareira (Núcleo Pedra Grande) e Jaraguá, poderão ser visitados mediante agendamento.

Nos parques urbanos, o acesso só será permitido de segunda a sexta, das 10h às 16h, com controle de portaria.

Por sua vez, unidades de conservação precisarão de agendamento para as visitas. Os parques da Cantareira e do Jaraguá receberão no máximo 30% de sua capacidade, enquanto o Jardim Botânico, Zoológico e Zoo Safari terão 50% da capacidade, mas com visitas também nos finais de semana e feriados.

Entre as medidas de segurança adotadas, está a restrição de utilização de espaços fechados, como viveiros, bibliotecas e brinquedotecas. Os banheiros serão limpos com mais frequência, e haverá guias, faixas e cartazes de orientação. Totens com álcool em gel também serão instalados em pontos estratégicos.

Todos os visitantes deverão utilizar máscaras e obedecer restrições quando ao uso de bebedouros sem copos ou garrafas. O secretário ainda orientou que atividades físicas sejam praticadas com distanciamento social.

Na capital paulista, a Prefeitura já havia anunciado ontem a reabertura de parques a partir de segunda-feira. No entanto, a medida abrange 70 dos 108 parques da cidade.

Notícias