Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

São Paulo prorroga isolamento até dia 30 e vê estado 'entrando no platô'

do UOL

Felipe Pereira e Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

10/07/2020 13h04

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse hoje que o estado começou a entrar no platô, uma estabilidade seguida de diminuição moderada de casos e mortes, da pandemia de covid-19. De acordo com ele, a notícia não significa um relaxamento, mas um sinal de atenção redobrada para manter a situação.

São Paulo teve 324 mortes registradas nas últimas 24 horas por covid-19, com o acumulado de 17.442 óbitos desde o início da pandemia. No mesmo período, foram diagnosticados 9.395 novos casos, com um total de 359.110 desde fevereiro. São os maiores números do país. Há uma estabilidade nos números de mortos e casos, mas sem tendência de baixa —eles continuam entre os mais altos registrados.

O governador também estendeu a quarentena em São Paulo. O novo período vai de 15 a 30 de julho. Na atualização desta sexta-feira do Plano São Paulo, programa que faz a retomada da economia e controle da pandemia, nove regiões avançaram de fase.

"Estamos ingressando numa fase de platô, depois de um longo período enfrentando o pico, não apenas na capital, como em todo o Estado de São Paulo, estamos ingressando no platô. Isso não significa relaxamento, distensão total e absoluta. Significa atenção redobrada para mantermos o platô em todo o Estado de São Paulo e o controle sobre a doença", afirmou em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes.

No início do mês, o governo paulista disse que já era possível ver um platô na capital do estado.

São Paulo tem só quatro regiões na fase vermelha

Com esta atualização do Plano São Paulo, o número de regiões na fase amarela passou de três para sete áreas. A Baixada Santista e partes da Região Metropolitana, que antes estavam na etapa laranja, mais restritiva, foram promovidas.

Apenas quatro regiões permaneceram na fase vermelha: Araçatuba, Franca, Ribeirão Preto e Campinas. No mapa anterior, eram 10 áreas nesta classificação. O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, declarou que a maioria da população está fora da etapa mais dura da quarentena.

"Temos hoje cerca de 83% da população do estado nas fases amarela e laranja. Com isso, podemos verificar o Plano São Paulo dando resultados importantes em várias regiões do estado. Tivemos que endurecer ao longo das últimas semanas, algumas passaram longo período com restrições mais fortes e hoje colhem os frutos", afirmou.

Atualização do Plano São Paulo em 10 de julho de 2020 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

As fases e o enquadramento das regiões administrativas

Fase 1 (Vermelha) - liberação apenas de serviços essenciais

  • Regiões: Araçatuba, Campinas, Franca e Ribeirão Preto. Abertos somente os serviços essenciais.

Fase 2 (Laranja) - momento de atenção da pandemia com liberações eventuais

  • Regiões: Araraquara, Barretos, Bauru, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Microrregião Norte da Região Metropolitana de São Paulo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté. Aberto com restrições: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércio e shoppings.

Fase 3 (Amarela) - momento controlado da pandemia com maior liberação de atividades

  • Regiões: São Paulo, Microrregião Leste da Região Metropolitana de São Paulo, Microrregião Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, Microrregião Sudeste da Região Metropolitana de São Paulo, Microrregião Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, Registro. Aberto sem restrições: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios.

Fase 4 (Verde) - momento decrescente da pandemia com menores restrições

  • Regiões: nenhuma. Aberto com restrições: bares e restaurantes, comércio, shopping, salões de beleza e academias. Aberto sem restrições: atividades imobiliárias, concessionárias de veículos e escritórios.

Fase 5 (Azul) - momento de controle da pandemia e liberação de todas as atividades com protocolos

  • Regiões: nenhuma. As atividades podem ser retomadas.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Versão anterior deste texto mostrava uma tabela antiga do Plano São Paulo e consequente enquadramento de fase desatualizada. As informações foram corrigidas.

Notícias