Topo
Notícias

Eletronuclear prorroga parada de manutenção na usina nuclear de Angra 2

10/07/2020 13h32

SÃO PAULO (Reuters) - A Eletronuclear, da estatal Eletrobras, informou que uma parada de reabastecimento de sua usina nuclear Angra 2, iniciada em 22 de junho, será prorrogada devido à necessidade de realização de testes adicionais.

A companhia não informou um prazo exato para o retorno da unidade à operação, estimado para início de agosto, mas disse que não há qualquer comprometimento quanto à segurança e ao desempenho da usina, que operou continuamente por 13 meses antes de parar para reabastecer.

"Na inspeção desta parada, foi detectada, nos elementos combustíveis carregados no último ciclo de operação, uma oxidação superficial inesperada no revestimento dos tubos que contém as pastilhas de urânio enriquecido. Por conta disso, será necessária uma nova avaliação", disse a estatal.

"Os testes serão realizados pela empresa responsável pelo projeto da usina, e a Eletronuclear aguarda a chegada dos equipamentos necessários e dos técnicos estrangeiros à central nuclear já na próxima semana. O objetivo é determinar as causas da oxidação e verificar a viabilidade da utilização destes elementos combustíveis por mais um ciclo operacional", acrescentou.

Os resultados da análise ainda serão submetidos ao órgão licenciador da usina, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

(Por Luciano Costa)

Notícias