Topo
Notícias

Paschal Donohoe supera Nadia Calviño e será presidente do Eurogrupo

09/07/2020 20h12

Bruxelas, 9 jul (EFE).- O Eurogrupo - grupo informal dos ministros das Finanças dos países da União Europeia - será presidido a partir da próxima segunda-feira pelo irlandês Paschal Donohoe, que venceu a espanhola Nadia Calviño e o luxemburguês Pierre Gramegna em votação realizada nesta quinta.

O irlandês foi eleito no segundo turno, superando Calviño, em uma eleição em que era necessário o apoio de pelo menos dez dos 19 países da zona do euro. Gramegna desistiu depois do primeiro turno.

Donohoe substituirá o português Mário Centeno à frente do Fórum dos Ministros da Economia e das Finanças, por um mandato de dois anos e meio e com possibilidade de reeleição.

"Sinto-me profundamente honrado por ter sido eleito o novo presidente do Eurogrupo. Estou ansioso para trabalhar com todos os meus colegas nos próximos anos para garantir uma recuperação justa e inclusiva para todos, enquanto enfrentamos com determinação os desafios que nos esperam", escreveu o ministro das Finanças da Irlanda no Twitter após ter sido eleito.

Entre as tarefas mais imediatas do novo mandatário estará a de liderar as discussões sobre a recuperação europeia da recessão gerada pela pandemia da Covid-19 e sobre a revisão das regras da União Europeia relativas ao controlo do déficit e da dívida pública.

Donohoe, que acaba de renovar o seu cargo com a formação do governo do seu país, se apresentou aos colegas como um "construtor de pontes". Ele frisou a posição moderada da Irlanda na maior parte das negociações e o seu estatuto de país resgatado, além da sua longa história ministerial.

A votação, realizada por videoconferência por causa da pandemia, é secreta, por isso mesmo os próprios candidatos não sabem que países votaram neles. Donohoe será o quarto presidente do Eurogrupo, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker (2005 a 2013), do holandês Jeroen Dijsselbloem (2013 a 2018) e do português Mário Centeno (2018 a 2020).

Notícias