Topo
Notícias

Mourão diz que críticas a Salles são injustas e que ministro tem confiança do presidente

09/07/2020 13h25

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - Em meio a um bombardeio de críticas e um pedido do Ministério Público para o afastamento de Ricardo Salles do Ministério do Meio Ambiente, o ministro foi defendido nesta quarta-feira pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

Mourão classificou as críticas feitas a Salles de "injustas" e disse que o ministro tem a confiança do presidente Jair Bolsonaro.

"Eu fiz questão de afirmar aqui que ele (Salles) tem a confiança total do presidente e minha também, porque eu tenho acompanhado o trabalho dele, especialmente aqui no Conselho da Amazônia", disse Mourão. "E mais uma vez eu deixo claro: todos nós estamos sujeitos a críticas, não somos pessoas infalíveis, mas parcela das críticas que são feitas ao ministro, na minha visão, são injustas."

Salles tem sido alvo direto nas críticas à inoperância do governo na área ambiental. Na segunda-feira, o Ministério Público Federal pediu à Justiça o afastamento do ministro do cargo.

Os procuradores alegam que há suspeita de improbidade administrativa e acusam o ministro de ter paralisado a fiscalização ambiental e ter desestruturado as políticas públicas na área.

Em maio, em reunião ministerial, o ministro afirmou que era preciso aproveitar o fato da imprensa estar focada na cobertura da epidemia de coronavírus para "ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas".

Sua fala repercutiu no Brasil e internacionalmente, e parlamentares chegaram a cobrar sua demissão, alegando que o ministro perdera a capacidade de representar o Brasil na questão ambiental.

Mourão defendeu ainda Salles ao afirmar que não é culpa do atual governo a falta de recursos para fiscalização.

"Nosso governo não é o responsável pelo desmonte de estrutura de agências ambientais. Nós herdamos tento o Ibama quando o ICMBio com reduzido número de servidores", afirmou Mourão, acrescentando ainda que o Conselho e Salles estudam alternativas para recuperar as equipes.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Notícias