Topo
Notícias

Itália ordena bloqueio do barco humanitário Sea Watch 3

09/07/2020 10h28

Roma, 9 Jul 2020 (AFP) - As autoridades italianas ordenaram o bloqueio na Sicília do navio humanitário Sea Watch 3, da ONG alemã Sea Watch, devido a "irregularidades técnicas e operacionais", anunciou a Guarda Costeira.

O barco resgatou 209 migrantes no Mediterrâneo em meados de junho, durante três operações e foi autorizado pelas autoridades italianas a desembarcar em Porto Empedocle, na Sicília.

O navio cumpriu a quarentena obrigatória em frente ao porto antes de poder atracar, explicou a Guarda Costeira italiana em comunicado divulgado quarta-feira à noite.

Uma equipe de inspetores "especializados em segurança da navegação" registrou "várias irregularidades de natureza técnica e operacional, que comprometem não apenas a segurança do navio e sua tripulação, mas também a das pessoas que foram ou podem ser resgatadas", durante operações de socorro, diz o comunicado.

A Guarda Costeira não especificou a natureza das irregularidades e garante que "as regras para a proteção do meio marinho" também foram "violadas".

Portanto, o navio foi colocado em "detenção administrativa".

Para as ONGs, essas são medidas para impedir que retornem ao mar para realizar novas operações de socorro.

bur-kv/mb/mr

Notícias