Topo
Notícias

Veja os 70 parques municipais que reabrirão na segunda

do UOL

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

09/07/2020 16h15

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou hoje a reabertura de alguns parques municipais na capital paulista a partir da próxima segunda-feira (13). Ao todo, 70 parques poderão receber visita desde que respeitadas as regras que serão publicadas amanhã no diário Oficial do Município.

A medida é parte do processo de flexibilização das atividades que estavam restringidas na cidade por causa da pandemia do novo coronavírus. A capital está na fase amarela (ou fase 3) do plano estabelecido pelo governo do estado.

A partir de segunda serão reabertos 70 dos 108 parques da cidade. Confira a lista:

59 parques urbanos e lineares: Jardim da Luz, Aclimação, Independência, Buenos Aires, Ibirapuera, Cemucam, Alfredo Volpi, Carmo, Piqueri, Vila dos Remédios, Anhanguera, São Domingos, Raposo Tavares, Lions Clube Tucuruvi, Raul Seixas, Santa Amélia, Burle Marx, Eucaliptos, Chácara das Flores, Tiquatira - Eng. Werner Zulauf, Ipiranguinha, Trote, Parelheiros, Povo - Mario Pimenta Camargo, Vila Prudente - Ecológico Prof. Lydia Natalízio Diogo, Rapadura, Itaim, Fogo, São José, Sapé, Água Vermelha, Aricanduva, Vila do Rodeio, Consciência Negra, Jardim Sapopemba, Sena, Ten. Brig. Faria Lima, Juliana de Carvalho Torres - Cohab Raposo Tavares, Zilda Arns, Lajeado - Izaura Pereira Franzolin, Canivete, M´Boi Mirim, Barragem de Guarapiranga, Ciência, Mongaguá, Rio Verde, Ribeirão Caulim, Ribeirão Cocaia, Cantinho do Céu, Sete Campos, Jardim Prainha, Guabirobeira - Mombaça, Jardim da Conquista, Ribeirão Oratório, Sapopemba (Aterro), Feitiço da Vila, Chácara do Jockey e Jardim das Perdizes. O Parque Nair Bello, em Itaquera, será entregue nos próximos dias;

5 Parques Naturais Municipais (cada um abrirá num diferente dia da semana): Jaceguava (segunda-feira); Itaim (terça-feira), Fazenda do Carmo (terça-feira), Varginha (quarta-feira) e Bororé (quinta-feira);

6 áreas de preservação (abertos apenas para fins de pesquisa): Cratera de Colônia: Reserva do Morumbi, Quississana, Ecológico de Campo Cerrado Alfred Ústeri, Savoy City e Altos da Baronesa.

As regras

Os parques permanecerão fechados nos fins de semana. O funcionamento será de segunda a sexta-feira 10h às 16h. As exceções foram reservadas aos maiores da cidade: o do Ibirapuera (zona sul) e o do Carmo (zona leste) estarão abertos das 6h às 16h.

Apenas 40% da capacidade total de público será permitida nos parques. O controle de visitantes ficará a cargo de equipes da prefeitura nos portões.

Em todos os parques deverá haver uma tenda para medição de temperatura. Será obrigatório o uso de máscara e só serão permitidas caminhadas, corridas e uso de bicicleta. Atividades em grupo e o uso de quadras e parquinhos seguem proibidos e os bebedouros permanecerão lacrados.

Segundo Bruno Covas (PSDB), a orientação é da vigilância sanitária. "Os permissionários também poderão voltar a funcionar dentro dos parques", disse.

Quando a Paulista reabre?

Covas também previu quando a avenida Paulista e o Minhocão serão reabertos para pedestres aos domingos. Ele disse que a população só terá essas vias para lazer quando os parques também puderem abrir aos finais de semana.

"Quando os parques voltarem, vamos retomar a Paulista e o Minhocão. Eles geram muita aglomeração, o controle é muito mais difícil. Nesse instante continuam fechados."

Academias e empresas de audiovisual

O prefeito também afirmou que anuncia amanhã as regras para a reabertura de academias e setor audiovisual a partir de segunda.

Na semana passada, o governo estadual informou as medidas de segurança que as academias devem seguir para reabrirem. Elas só poderão funcionar 6 horas por dia e com, no máximo, 30% da capacidade.

Para isso, os alunos precisarão fazer agendamento prévio e os treinos serão individuais, com uso obrigatório de máscara. A limpeza dos equipamentos deverá ser feita três vezes ao dia e os vestiários deverão estar lacrados.

Notícias