Topo
Notícias

Austrália oferece refúgio para cidadãos de Hong Kong

09/07/2020 08h17

SYDNEY E PEQUIM, 09 JUL (ANSA) - A Austrália anunciou nesta quinta-feira (09) uma série de medidas para oferecer refúgio para cidadãos de Hong Kong por conta da implementação da polêmica lei de segurança nacional pela China.   

Sydney anunciou a prorrogação por cinco anos dos vistos de quase 10 mil cidadãos do país que estão em seu território e a suspensão do acordo de extradição, além de emitir um aviso de viagem pedindo para que os australianos retornem por conta dos "riscos" da nova legislação.   

Segundo o primeiro-ministro, Scott Morrison, as medidas foram tomadas porque a lei imposta pela China "constitui uma fundamental mudança de contexto" em Hong Kong.   

Assim, o governo australiano é mais um a tomar medidas práticas após a entrada em vigor da legislação, o que ocorreu no dia 30 de junho. Além de Sydney, Estados Unidos, Reino Unido e Canadá anunciaram sanções e medidas contra a China - e a França está estudando ações também.   

Ao comentar as medidas, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, afirmou que "os assuntos de Hong Kong são assuntos internos da China e ninguém tem o direito de interferir".   

A polêmica nova lei inclui sete novos artigos na Lei Básica de Hong Kong, a pequena Constituição do território. Os pontos mais polêmicos tem a ver com as questões de secessão, traição, subversão e terrorismo, com a ampliação do rol de atos considerados "contra o Estado" - bem como o endurecimento das punições.   

Além disso, Pequim já começou a instalar escritórios de segurança e inteligência no local. Esses órgãos não se submeterão às autoridades de Hong Kong, mas sim se reportarão diretamente para o governo chinês.   

Para os governos estrangeiros, a legislação é uma forma de acabar com os protestos contra Pequim, que são realizados há anos, e minam a forma de governo do "um país, dois sistemas".   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias