Topo
Notícias

Irã anuncia que ajudará a fortalecer a defesa aérea síria

08/07/2020 12h09

Teerã, 8 Jul 2020 (AFP) - Teerã vai ajudar a fortalecer os sistemas de defesa aérea da Síria, anunciou a televisão estatal iraniana em sua conta na rede social Telegram.

O Irã é, ao lado da Rússia, um dos principais aliados do regime do presidente sírio Bashar al-Assad na guerra que devasta a Síria desde 2011.

Em Damasco foi assinado um "acordo abrangente de cooperação militar, de defesa e segurança" entre o chefe do Estado-Maior iraniano, o general Mohamad Bagheri, e o ministro da Defesa sírio, Ali Ayub, informou a emissora.

"Reforçaremos os sistemas de defesa antiaérea da Síria para melhorar a cooperação militar entre os dois países", disse Bagheri.

O acordo mostra "nossa vontade de enfrentar as pressões americanas", completou.

Em seu site, a emissora divulga um comunicado militar sobre o acordo "destinado a fazer frente aos perigos crescentes e ao terrorismo Takfiri apoiado por potências internacionais e regionais".

O termo Takfiri, que literalmente significa "aqueles que lançam anátemas contra pessoas que não compartilham sua ideologia", designa no Irã grupos jihadistas sunitas ou islamitas radicais sunitas.

O comunicado também destaca a "necessidade de que todas as forças armadas estrangeiras que entraram ilegalmente na Síria deixem o país".

O conflito na Síria deixou mais de 380.000 mortos e milhões de deslocados.

amh-mj/feb/bl/mab/mb/fp

Notícias