Topo
Notícias

Bancos funcionam normalmente em São Paulo nesta quinta-feira, 9 de julho

do UOL

do UOL, em São Paulo

08/07/2020 13h39Atualizada em 09/07/2020 12h40

Resumo da notícia

  • Feriado estadual da Revolução Constitucionalista foi antecipado para 25 de maio, por isso dia será útil
  • Contas com vencimento nesta quinta-feira devem ser pagas para evitar multas
  • Bolsa também funciona normalmente nesta quinta-feira

Os bancos vão abrir nesta quinta-feira, 9 de julho, informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Como o funcionamento será normal, as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo etc) e carnês com vencimento marcado para essa data deverão ser pagos normalmente, ou o consumidor poderá arcar com custos com a cobrança de multas e juros.

O 9 de julho é dia da Revolução Constitucionalista, feriado estadual em São Paulo. Mas essa data de fechamento das atividades tinha sido antecipada pelo governo para o dia 25 de maio, em uma medida para evitar a circulação das pessoas e reduzir o contágio pelo novo coronavírus. Quando o governo estadual antecipou o feriado de 9 de julho, a prefeitura de São Paulo também antecipou os feriados de Corpus Christi (11 de junho) e Consciência Negra (20 de novembro), para os dias 20 e 21 de maio, respectivamente.

Nessa antecipação de feriados, os bancos funcionaram normalmente em 25 de maio, mas fecharam no dia 11 de junho. A Febraban disse que a abertura das agências em 25 de maio foi motivada para assegurar a prestação de serviços bancários essenciais à população, incluindo o pagamento de parcelas do auxílio emergencial de R$ 600.

A Febraban destacou, em nota, que para reduzir o risco à saúde pública decorrente da covid-19 recomenda a clientes e usuários que evitem ao máximo deslocamento até as agências bancárias, uma vez que estarão com horários restritos de funcionamento, das 10h às 14h. O atendimento exclusivo para idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências ocorre das 9h às 10h, para impedir uma eventual contaminação de outros públicos com os grupos mais vulneráveis.

"Todos os canais eletrônicos estão disponíveis e em plena capacidade para atender a totalidade das necessidades dos clientes, permitindo que as agências bancárias sejam utilizadas apenas nos casos extremos de necessidade", disse a Febraban, em nota.

Bolsa também funciona

A Bolsa também opera normalmente nesta quinta-feira. As atividades de negociação, liquidação, registro e depósito centralizado de ativos funcionarão normalmente.

A Bolsa, que operou normalmente nos dias 20, 21, 22 e 25 de maio, fechou em 11 de junho, mas vai funcionar normalmente nesta quinta-feira, dia 9 de julho, e também no dia 20 de novembro. Dessa forma, a B3 terá dois pregões em 2020 a mais do que estava previsto no calendário inicialmente divulgado para o ano.

Notícias