Topo
Notícias

Rússia e China vetam extensão de ajuda transfronteiriça na Síria

07/07/2020 22h45

Nações Unidas, Estados Unidos, 8 Jul 2020 (AFP) - Rússia e China vetaram nesta terça-feira (7) no Conselho de Segurança da ONU um projeto de resolução para estender a ajuda humanitária transfronteiriça na Síria, informaram fontes diplomáticas.

O texto proposto foi uma iniciativa de Alemanha e Bélgica, dois membros não permanentes do Conselho.

Durante as negociações, a Rússia tinha pedido que o programa só se estendesse por seis meses e que só se mantivesse um ponto de acesso da ajuda humanitária à Síria ante os dois atuais, segundo fontes diplomáticas.

Os outros 13 membros do Conselho de Segurança votaram a favor do texto, de acordo com as fontes.

Uma vez conhecido o resultado da votação, a Rússia propôs um projeto próprio ao Conselho, que inclui uma extensão por seis meses da permissão da ONU com uma única via de acesso para a ajuda, na fronteira com a Turquia, informou um diplomata à AFP.

O resultado da votação pedida por Moscou será conhecida na quarta-feira à tarde.

A autorização da ONU, em vigor desde 2014, expira em 10 de julho. Em janeiro, Moscou, principal aliado da Síria, já tinha reduzido o número de pontos de acesso a este país de quatro a dois e limitou a autorização a seis meses ao invés do acordo atual que existia até então.

Rússia, assim como a China, considera que a autorização das Nações Unidas viola a soberania da Síria e que a ajuda humanitária pode ser canalizada pelas autoridades locais à medida em que recuperem o controle dos territórios.

prh/seb/dga/lp/aa/mvv

Notícias