Topo
Notícias

Líderes religiosos pedem fim das execuções federais nos EUA

07/07/2020 20h33

Washington, 7 Jul 2020 (AFP) - Mais de 1.000 líderes religiosos nos Estados Unidos pediram nesta terça-feira (7) ao presidente Donald Trump que abandone os planos de retomar as execuções no nível federal, após um hiato de 17 anos.

"Quando nosso país enfrentar a pandemia de COVID-19, a crise econômica e o racismo sistêmico no sistema jurídico criminal, devemos nos concentrar na defesa e preservação da vida, e não na execução de execuções", disseram líderes de diferentes grupos cristãos em comunicado.

"Parem o cronograma de execução federal", defenderam.

O Departamento de Justiça anunciou no mês passado que as execuções federais seriam retomadas em 13 de julho.

Desde que a pena de morte foi restabelecida em 1988, apenas três execuções foram realizadas no nível federal.

Entre os que assinaram a carta a Trump e ao procurador-geral Bill Barr estão os líderes da Igreja Católica, que se opõem à pena de morte, mas também os evangélicos, que estão mais divididos sobre o assunto.

"Como evangélico, estou com o coração partido ao ver nosso país matar seus cidadãos novamente", disse Carlos Malave, diretor executivo da Christian Churches Together.

"Reiniciar execuções durante uma pandemia deveria estar tão longe de nossas mentes".

Charles Thompson, arcebispo da arquidiocese católica de Indianápolis, que inclui a penitenciária Terre Haute, onde estão localizados os prisioneiros federais do corredor da morte, também se opôs a retomar essas execuções.

"Tirar a vida das pessoas, não importa quão 'sanitário' ou 'humano' seja, é sempre um ato de violência", disse Thompson. "Eu faço essa reivindicação contra a pena de morte por preocupação com a alma eterna da humanidade".

A Suprema Corte dos Estados Unidos se recusou a intervir no mês passado na decisão de retomar as execuções federais.

O tribunal rejeitou um processo contestando a injeção letal a ser usada na execução de 13 de julho de Daniel Lewis Lee, um supremacista branco.

Lee foi condenado à morte em 1999 pelo assassinato de um casal e seu filho de oito anos no Arkansas.

Earlene Peterson, mãe de uma das vítimas, pediu a Trump clemência ao condenado, mas o presidente republicano até agora não interpôs recurso.

Peterson e familiares de outras vítimas entraram com um processo nesta terça-feira em um tribunal distrital em Indianápolis para adiar a execução.

Eles argumentaram que a pandemia de coronavírus colocaria em risco suas vidas se viajassem para Terre Haute para testemunhar a aplicação da penalidade.

Trump, que está em campanha pela a reeleição em novembro, pediu que o uso da pena de morte seja intensificado, especialmente para assassinos policiais e traficantes de drogas.

Somente em alguns estados dos Estados Unidos, principalmente no sul conservador, as execuções continuam ocorrendo. Um total de 22 pessoas foram executadas em 2019.

A maioria dos crimes é julgada sob a lei estadual, mas os tribunais federais podem analisar alguns delitos mais graves (ataques terroristas, crimes de ódio e similares), bem como os cometidos em bases militares e reservas indígenas.

chp/cl/jm/lp/lda/llu/ll/cc/lca

Notícias