Topo
Notícias

Trump tentará cancelar programa que protege imigrantes novamente nesta semana

06/07/2020 21h52

Washington, 6 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, buscará nesta semana mais uma vez cancelar o programa de Ação Diferida para Chegadas na Infância (Daca), que protege da deportação pessoas que chegaram ilegalmente ao país quando crianças, conhecidas como "sonhadores".

De acordo com fontes consultadas pelo jornal "The Hill", o mandatário apresentará nos próximos dias a documentação necessária para cumprir as normas da Suprema Corte e assim suspender o programa de amparo migratório.

O Daca foi criado em 2012 pelo governo de Barack Obama para conceder uma permissão temporária de trabalho e residência a jovens imigrantes que chegaram ao país na infância. O programa oferece proteção legal a cerca de 650 mil imigrantes.

Após a Suprema Corte ter considerado que os argumentos apresentados pela Casa Branca não era suficientes para cancelar o programa, Trump deverá repetir a tentativa pela via Executiva.

O tribunal não chegou a avaliar a legalidade do Daca, mas rechaçou "o procedimento" utilizado pelo govenro para encerrar o programa, e deixou claro que a Casa Branca poderá tentar novamente se quiser.

Segundo "The Hill", Trump tentou tramitar a ordem de cancelar o Daca na semana passada, então provavelmente tomará a iniciativa neste semana.

A nova ordem terá de enfrentar novos processos nos tribunais, motivo pelo que não é possível saber se entrará em vigor antes das eleições de novembro, mas Trump poderá usar esta batalha jurídica como arma eleitoral.

O programa Daca, que concede aos "sonhadores" licenças renováveis de dois anos para estudar ou trabalhar nos EUA sem medo de deportação, foi uma medida desenhada por Obama para resolver temporariamente a situação desses jovens diante da inação do Congresso em conceder a eles um caminho para a cidadania. EFE

jmr/vnm

Notícias