Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Preso que soldou portão de penitenciária no Piauí e fugiu é recapturado

Preso solda portão de penitenciária no Piauí e foge deixando policiais presos - Divulgação/Sinpoljuspi
Preso solda portão de penitenciária no Piauí e foge deixando policiais presos Imagem: Divulgação/Sinpoljuspi
do UOL

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

06/07/2020 18h21

Um preso que soldou os portões da Penitenciária Professor José Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia, em Teresina, e trancou os policiais penais e militares da unidade prisional foi recapturado ontem, na zona rural do município de Boa Hora (PI), região norte do estado. Francilio Lima Teles trabalhava na unidade prisional fazendo pequenas reformas como eletricista e soldador.

Teles estava fazendo serviço de solda no presídio, na tarde da última terça-feira (30), aproveitou que estava sozinho na calçada, e soldou as roldanas do portão principal nos trilhos e ainda o portão secundário. Logo depois, ele fugiu levando algumas ferramentas.

Os policiais penais e militares que fazem a segurança da penitenciária só conseguiram sair depois que acionaram outro policial penal que tem uma serralheria para cortar os pontos de solda que o preso fez para trancar os portões.

O homem está preso pelos crimes de roubo, furto qualificado e tentativa de feminicídio. Esta é a quinta vez que ele foge de uma unidade do sistema prisional do Piauí. Segundo o Sinpoljuspi (Sindicato dos Policiais Penais do Piauí), Teles fugiu pela primeira vez da Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina (PI); depois da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba; a terceira fuga do preso ocorreu na Colônia Agricola Major César de Oliveira, em Altos (PI), e por duas vezes na Penitenciária Professor José Ribamar Leite.

"Todas essas fugas dele ocorreram com ele usando o trabalho. O que chama a atenção é que lá na Casa de Custódia está havendo uma reforma durante essa pandemia. Esse serviço devia ser executado por uma empresa, mas ficam usando preso. Estamos com pouco efetivo porque muitos policiais penais estão afastados com covid-19. Era para esse reparo ter ocorrido em outro momento, não agora com o baixo efetivo", criticou o presidente do Sinpoljuspi (Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí), Kleiton Holanda.

A Sejus (Secretaria de Estado da Justiça) informou que a recaptura do preso ocorreu por meio de investigações feitas pela Diretoria de Inteligência da SSP (Secretaria de Segurança Pública) e da Delegacia Regional de Campo Maior. A Sejus informou que abriu procedimento para investigar o que ocorreu para o preso fugir.

A fuga

No dia da fuga, o preso foi chamado pela direção do presídio para soldar com uma máquina de solda placas de ferro do portão principal da penitenciária que estavam se soltando. Apesar de já ter histórico de fuga em outras unidades prisionais do estado, o preso foi deixado sozinho durante o serviço.

Leite ficou do lado de fora da unidade prisional, na calçada, e aproveitou que estava sozinho para soldar as roldanas do portão ao trilho, vedando totalmente o portão. Ele também soldou o portão menor, que fica dentro do portão principal do presídio. Após isso, ele fugiu levando algumas ferramentas.

Em nota, o Sinpoljuspi afirmou que está apurando sobre o histórico de fuga do preso, como também o que ocorreu no dia para que ele escapasse do presídio, para que sejam evitadas "imputações injustas e dissociadas da verdade real".

Notícias