Topo
Notícias

Ainda fracas, vendas de combustíveis no país em maio têm melhora ante abril, diz ANP

03/07/2020 14h34

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas de combustíveis pelas distribuidoras do Brasil caíram 8,8% entre janeiro e maio na comparação com o ano anterior, somando 51,5 bilhões de litros, informou a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme atualização feita nesta semana.

Em maio, a comercialização dos produtos totalizou 9,5 bilhões de litros, queda de 18,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a ANP.

Apesar do resultado negativo na comparação anual, as vendas tiveram melhora frente a abril --quando, na esteira das medidas impostas para contenção do coronavírus, totalizaram 8,8 bilhões de litros, pior resultado mensal em mais de dez anos.

Ao final de abril, mês em que o distanciamento social e as restrições à circulação tiveram seu ápice no país, o acumulado do ano apresentava queda de 6,3% ante 2019, depois de afundar quase 6 pontos percentuais na comparação com março.

Combustível mais utilizado do Brasil, o diesel registrou vendas de 4,36 bilhões de litros em maio, queda de cerca de 9% no ano a ano, segundo a ANP. No acumulado de 2020, tem recuo de 3,3% frente a 2019.

Ainda assim, registrou alta de 9% em relação a abril.

Uma pesquisa da NTC&Logística aponta que a demanda por transportes rodoviários de cargas no país teve em abril a maior queda desde o início da pandemia, com variação negativa de até 45,2%, mas desde então passou a se recuperar gradualmente.

As vendas de gasolina totalizaram 2,5 bilhões de litros em maio, atingindo queda de 11,6% no acumulado de 2020. O volume foi 20,3% menor que o verificado em maio de 2019, mas superou em cerca de 9% as vendas de abril deste ano.

Por fim, a comercialização de etanol somou 1,27 bilhão de litros em maio, aprofundando queda para 15,5% no acumulado do ano. Em maio de 2019, as vendas haviam sido de 1,86 bilhão de litros; em abril de 2020, de 1,2 bilhão.

"Cabe destacar que, apesar da avaliação de maio de 2020 comparado com abril de 2020 indicar um aumento de 5% no consumo de etanol hidratado e de 9,13% na gasolina, o crescimento mensal registrado é muito tímido quando confrontado com a retração observada no mercado de combustíveis desde março", disse a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em nota sobre os dados publicados pela ANP.

Na segunda-feira, a Petrobras havia divulgado números sobre vendas semanais de combustíveis desde março, indicando uma forte derrocada entre aquele mês e abril, quando bateu os menores níveis desde o início da pandemia, mas recuperação a partir de meados de maio, para a níveis próximos aos registrados em março.

(Por Gabriel Araujo)

Notícias