Topo
Notícias

Wall St tem rali com dados surpreendentes de emprego nos EUA

05/06/2020 17h14

Por Stephen Culp

NOVA YORK (Reuters) - Wall Street teve forte alta nesta sexta-feira, depois que um relatório surpreendentemente favorável de criação de empregos em maio forneceu inesperadamente evidências mais claras de que a economia dos Estados Unidos está caminhando para uma recuperação mais rápida do que o esperado.

O Nasdaq chegou a superar sua máxima histórica de fevereiro, mas reduziu os ganhos e encerrou a sessão a um triz do recorde. Todos os três principais índices de ações dos EUA avançaram 2% ou mais.

Os índices S&P 500 e Dow Jones estão agora 5,7% e 8,3% abaixo de seus respectivos recordes de fechamento.

O S&P 500 reduziu as perdas no ano para 1,1%.

A economia dos EUA criou notáveis ​​2,5 milhões de empregos no mês passado, recuperando-se do fechamento recorde de 20,7 milhões em abril, e a taxa de desemprego caiu para 13,3%. Analistas enxergavam o desemprego disparando para um patamar histórico de 19,8%.

"Esses números são uma grande surpresa positiva", disse Michael Arone, estrategista-chefe de investimentos da State Street Global Advisors em Boston.

"Isso sugeriria uma confirmação adicional de que a economia está voltando à vida", acrescentou Arone. "Esse é um forte sinal de que os efeitos são temporários e de que a economia está melhorando."

Os rendimentos dos Treasuries subiram na esteira dos dados de emprego, movimento que deu impulso a ações de bancos, sensíveis às taxas de juros e fez o índice de bancos do S&P 500 saltar 4,9%.

Agora, agentes do mercado voltam os olhos para o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos), que realiza sua reunião de política monetária na próxima semana, na qual os dados mais recentes do mercado de trabalho quase que certamente serão debatidos.

O Dow Jones encerrou em alta de 3,15%, para 27.110,98 pontos, o S&P 500 avançou 2,62%, para 3.193,93 pontos, e o Nasdaq teve alta de 2,06%, para 9.914,08 pontos.

Notícias