Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Ministro do TCU sugere contagem paralela de casos e mortos por coronavírus

O ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União) - Everton Soares/UOL
O ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União) Imagem: Everton Soares/UOL
do UOL

Do UOL, em São Paulo

05/06/2020 22h37

O ministro Bruno Dantas, do TCU (Tribunal de Contas da União), sugeriu hoje a criação de um sistema paralelo de contagem de casos e óbitos causados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil. O país já tem mais de 35 mil mortes causadas pela covid-19.

"Cogito propor ao TCU e aos tribunais de contas estaduais que requisitemos e consolidemos dados estaduais para divulgação diária até 18h", escreveu o ministro no Twitter.

Dantas citou as "novas dificuldades para divulgar dados nacional de infectados, curados e óbitos da covid-19" e disse que as instituições "precisam ajudar".

A referência foi aos atrasos na publicação dos números diários, que o Ministério da Saúde começou fazendo às 17h na gestão de Luiz Henrique Mandetta, passou para as 19h sob Nelson Teich, e agora tem feito perto das 22h.

Hoje, o presidente Jair Bolsonaro defendeu o atraso na divulgação dos boletins e disse que "acabou matéria no Jornal Nacional". Na porta do Palácio da Alvorada, durante fala a jornalistas, Bolsonaro disse que apoiava a ação do Ministério da Saúde porque "tem que divulgar os dados consolidados do dia". No entanto, nos dois anteriores a divulgação foi feita às 22h, mas os números eram atualizados até 19h.

O presidente não quis responder se deu a ordem para o atraso e ainda disse que o governo não tem obrigação de divulgar o boletim em algum horário específico.

"Não interessa quem deu a ordem, acho que é justo sair dez da noite com os dados mais consolidados. Ninguém tem que correr para atender à Globo". Bolsonaro ainda chamou a empresa de "TV Funerária". "Se ficar pronto antes, tudo bem, mas ninguém vai correr até as nove para atender a Globo, a TV Funerária", completou.

A Globo se manifestou por meio de nota oficial. "O público saberá julgar se o governo agia certo antes ou se age certo agora. Saberá se age por motivação técnica, como alega, ou se age movido por propósitos que não pode confessar mais claramente. Os espectadores da Globo podem ter certeza de uma coisa: serão informados sobre os números tão logo sejam anunciados. Porque o jornalismo da TV Globo corre sempre para atender o seu público", disse a emissora.

Depois de anunciar na edição de ontem do Jornal Nacional que passaria a divulgar uma contagem própria feita pelo portal do grupo com dados de secretarias estaduais de Saúde, a Globo interrompeu a programação de hoje com um plantão assim que o Ministério da Saúde fez a publicação dos números atualizados. O Brasil agora tem 35.026 mortos e 645.771 casos oficiais de covid-19 desde o início da pandemia.

Notícias