Topo
Notícias

O que já sabemos sobre o novo Jeep Compass que será revelado na 5ª feira

Compass terá novo design e motorização turbo  - Murilo Góes/UOL
Compass terá novo design e motorização turbo
Imagem: Murilo Góes/UOL
do UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/06/2020 04h00

Resumo da notícia

  • SUV médio terá primeiro facelift desde 2016
  • Mudanças no design devem ser bem discretas
  • SUV deve chegar ao Brasil em 2021 com motor 1.3 turbo

A Jeep realiza na próxima quinta-feira (4) a apresentação do novo Compass fora do Brasil.

Lançado em 2016, o SUV médio passará por sua primeira reestilização.

O carro terá a motorização 1.3 turbo que já é oferecida na Europa e nos EUA. Ela deve ser a grande novidade do modelo, previsto para chegar em 2021.

Novo visual

Jeep Compass 1 - Reprodução/Chejiahao - Reprodução/Chejiahao
Com novo visual, Compass foi flagrado em testes na Índia
Imagem: Reprodução/Chejiahao

Esta reestilização será a primeira do Compass desde seu lançamento, ocorrido há quatro anos. Mas não espere por grandes mudanças. Fontes ligadas à empresa afirmam que o SUV ganhará novos para-choques e atualizações nos faróis e lanternas. Por dentro, a Jeep deve oferecer novas opções de revestimento, um novo grafismo no painel de instrumentos e possivelmente um console central redesenhado para acomodar a nova central multimídia.

Nova motorização turboflex

Jeep Compass 2020 2 - Divulgação - Divulgação
SUV vendido na Europa já tem motor 1.3 turbo
Imagem: Divulgação

O Compass será vendido com a nova motorização 1.3 turbo da família Firefly. Já disponível no modelo vendido na Europa e nos EUA, ela entrega 150 cv e torque máximo de 27,5 kgfm. A tendência é que sua chegada ao Brasil aposente a motorização 2.0 Tigershark.

Resta a dúvida sobre a transmissão: nos demais mercados o SUV usa uma caixa seca de dupla embreagem com seis marchas, mas sua aceitação é baixa no mercado brasileiro por conta de alguns problemas de durabilidade com este tipo de câmbio. Assim, a tendência é que a FCA opte por uma transmissão automática convencional ou até uma caixa CVT.

Autônomo de nível 3?

Jeep Compass 3 - Reprodução/Jeep - Reprodução/Jeep
Atualmente, SUV possui frenagem autônoma e alerta de colisão
Imagem: Reprodução/Jeep

Um planejamento de produtos para os próximos anos exibido pela Jeep indicava que o novo Compass seria um carro autônomo de nível 3. Na prática, o SUV deve trazer novas assistências de segurança, somando-se aos itens já existentes, como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e alerta de colisão.

Central multimídia mais moderna

Jeep Compass 2020 1 - Divulgação - Divulgação
Central multimídia deve ter tela de 12,3 polegadas
Imagem: Divulgação

O Compass deve vir com uma nova central multimídia chamada UConnect 5. O sistema suporta telas de até 12,3 polegadas, oferece conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e pode até ser integrado com a assistente pessoal Alexa. Segundo a empresa, a nova central é até 10 vezes mais rápida para carregar telas e teve melhorias no sistema de reconhecimento de voz.

Versão híbrida em 2021

Jeep Compass plug-in - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Além da estreia do modelo reestilizado, a FCA vai importar a versão híbrida do SUV. O lançamento estava confirmado para este ano e seria apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, que aconteceria no último trimestre deste ano. Porém, o cancelamento da feira e a pandemia do coronavírus adiaram os planos da Jeep. Assim, o lançamento deve acontecer apenas em 2021.

Notícias