Topo
Notícias

60 dias após anúncio, Bolsonaro deve abrir na 6ª hospital de campanha em GO

do UOL

Guilherme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

02/06/2020 20h18Atualizada em 02/06/2020 20h20

O hospital de campanha de Águas Lindas de Goiás, deve ser entregue na próxima sexta-feira (5), 60 dias após ser anunciado por Jair Bolsonaro (sem partido). A unidade de R$ 10 milhões começou a ser construída em 7 de abril e foi concluída 15 dias depois, dentro do prazo prometido, mas sem funcionar.

Desde que ficou pronta, a gestão da unidade não tinha sido passada do Ministério da Saúde para o governo de Goiás por trâmites burocráticos internos e se manteve fechada. O anúncio da inauguração foi feito pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

O local foi projetado para atender casos relacionados ao coronavírus em Goiás e no Distrito Federal — que totalizam 15.961 casos de coronavírus e 328 mortes pela covid-19, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

O hospital de campanha tem área construída de 115 m x 30 metros, com refeitório e alojamento para os profissionais de saúde.

Durante a visita às obras, em 11 de abril, Bolsonaro provocou aglomeração e manteve contato próximo com apoiadores —comportamento que contraria as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde), que defende o isolamento social para combater a disseminação do vírus

O presidente também fez propaganda da unidade em uma live no dia 30 de abril, apesar de não ter entregue o hospital.

O Ministério da Saúde informou por nota que coube a pasta o pagamento da construção da estrutura montada, além do fornecimento de oxigênio e suplementar de energia elétrica por geradores.

"A mobilização de pessoal, equipamentos, insumos, medicamentos, dentre outros aspectos necessários ao pleno funcionamento do hospital, estão a cargo do governo do Estado de Goiás", comunicou.

Na nota, a assessoria informou que houve "algumas inconsistências por parte da construtora ao montar o Hospital de Campanha de Águas Lindas (GO). Essas inconsistências foram corrigidas no dia 21/5. No dia 22/5 foi assinado o termo de cooperação técnica com o governo de Goiás. O Hospital de Campanha de Águas Lindas foi entregue à Secretaria Estadual de Saúde de Goiás no dia 25/05".

Notícias