Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Trump critica protesto em frente à Casa Branca: 'Só para causar problemas'

Jonathan Ernst/Reuters
Imagem: Jonathan Ernst/Reuters

30/05/2020 16h43Atualizada em 30/05/2020 17h08

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou os manifestantes que protestaram ontem em frente à Casa Branca, em meio à onda de revolta em todo o país com a violência policial contra a população negra.

"Os chamados 'manifestantes' liderados profissionalmente na Casa Branca tinham pouco a ver com a memória de George Floyd. Estavam lá só para causar problemas. O Serviço Secreto lidou facilmente com eles. Nesta noite, pelo que entendi, tem 'Make America Great Again' ['Fazer os EUA grandes novamente', slogan de campanha de Trump] na Casa Branca", escreveu o presidente no Twitter.

Trump afirmou que os participantes dos protestos são "grupos organizados que não têm nada a ver com George Floyd".

Os protestos contra a brutalidade policial se espalharam pelos EUA depois que Floyd, um homem negro, foi morto pela polícia na segunda-feira passada, quando foi detido em Mineápolis, no estado de Minnesota.

De acordo com imagens gravadas por transeuntes, o policial Derek Chauvin asfixiou Floyd até a morte no chão da rua ao se manter ajoelhado sobre o pescoço da vítima por diversos minutos.

Na última noite, em Washington, uma manifestação em frente à Casa Branca, que começou pacífica, resultou em confrontos com policiais e agentes do Serviço Secreto. Pedras e outros objetos foram lançados contra a mansão presidencial.

"Grande trabalho do Serviço Secreto ontem à noite, na Casa Branca. Não só foram completamente profissionais, como também excelentes. Eu estava lá dentro, vi cada movimento, e não podia ter me sentido mais seguro. Deixaram os 'manifestantes' gritarem o que queriam", disse o mandatário na rede social.

"Eram muitos, profissionalmente organizados, mas ninguém chegou perto de pular a cerca. Se chegassem perto, seriam recebidos pelo cães mais agressivos e as armas mais ameaçadoras que eu já vi. Aí que as pessoas teriam ficado realmente machucadas, no mínimo. Muitos agentes do Serviço Secreto estão à espera de ação", completou.

Na mesma sequência de mensagens, Trump criticou a prefeita do Distrito de Colúmbia, Muriel Bowser, "que está sempre à procura de dinheiro e ajuda, mas não deixou a polícia de Washington se envolver".

Notícias