Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Mourão aproveita reabertura de shoppings em Brasília e faz compras

11.mai.2020 - O vice-presidente Hamilton Mourão durante coletiva de imprensa sobre a Operação Verde Brasil, em Brasília (DF) - Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo
11.mai.2020 - O vice-presidente Hamilton Mourão durante coletiva de imprensa sobre a Operação Verde Brasil, em Brasília (DF) Imagem: Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Camilla Turtelli e Idiana Tomazell

Brasília

30/05/2020 19h55Atualizada em 30/05/2020 20h35

Com a reabertura de comércios pelo País —mesmo com o avanço do coronavírus, que já causou 28.834 mortes—, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, aproveitou o primeiro fim de semana de retomada do funcionamento dos shoppings do Distrito Federal para dar um passeio.

Mourão circulou por um dos shoppings de Brasília com lojas de luxo, acompanhado da mulher, Paula Mourão, ambos de máscaras e escoltados por seguranças. O casal foi abordado por algumas pessoas e posou para fotos com crianças. Eles fizeram compras de roupas, maquiagens, chocolate e também passearam por uma livraria.

Os shoppings estão liberados na capital federal desde quarta-feira (27), após a assinatura de um decreto pelo governador Ibaneis Rocha (MDB-DF). Para funcionar, os estabelecimentos precisam fornecer máscaras e álcool em gel a funcionários e prestadores de serviço. Funcionários são obrigados a realizar testes a cada 15 dias e o funcionamento foi limitado a 50% da capacidade, para evitar aglomeração.

Mais cedo, quem também aproveitou o fim de semana para passear foi o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele mais uma vez provocou aglomeração de pessoas durante a pandemia e demandou o uso de helicópteros para visitar cidades em Goiás, a menos de 250 quilômetros de distância do Palácio da Alvorada, sua residência oficial em Brasília.

Bolsonaro foi a uma lanchonete em Abadiânia para tomar café da manhã. A presença do presidente provocou aglomerações, apesar das recomendações de autoridades sanitárias para a necessidade do isolamento social como medida de contenção ao avanço do novo coronavírus no País.

Ele carregava consigo uma máscara, mas não a utilizou enquanto trocava apertos de mão e posava para fotos com populares. O presidente ainda pegou uma criança no colo e conversou com pessoas também sem utilizar a máscara. O chefe do Executivo estava acompanhado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, e do líder do governo na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO).

Notícias