Supercarro mais leve que um Chevrolet Onix? Conheça detalhes do T.50
Ainda não sabemos de fato como será o T.50, novo supercarro do lendário projetista Gordon Murray. Mas alguns detalhes interessantes do novo modelo já foram divulgados. Ele terá motor Cosworth V12 e pesará apenas 980 kg ao todo.
Um Chevrolet Onix, por exemplo, pesa 1.113 kg com um motor muito menor. Enquanto que a Brabham utilizada por Nelson Piquet para ser campeão mundial de Fórmula 1 em 1983 - também projetada por Murray - pesa os mesmos 980 kg.
Falar isso deixa claro que fazer o veículo o mais leve possível foi a obsessão da Gordon Murray Automotive no projeto.
Desde o início, o projetista teve como foco aliviar o peso do modelo, em vez de se preocupar com isso apenas no fim do trabalho. A unidade V12 oferecerá 641 cv de potência, com Murray dizendo que outro supercarro normal - com peso girando em torno dos 1.450 kg - só conseguiria ter a mesma relação peso-potência do T.50 se tivesse motor com 950 cv.
Como visto no infográfico acima, os principais pontos de economia de peso são no monocoque, feito em fibra de carbono, e na carroceria. Só aí, 150 kg foram cortados. Dentro da cabine, há três assentos disponíveis. O do motorista pesa 7 kg e os outros 3 kg. Como detalhe, a caixa de pedais pesa 300g a menos que a de um carro de F1 também.
Enquanto isso, a unidade 4.0 V12 pesa somente 180 kg - 60 kg a menos que o motor BMW do McLaren F1 V12 feito por Murray em 1993. Em comparação com o modelo, o câmbio de seis marchas do T.50 é 10% mais leve também.
Desta maneira, a produção do carro por completo foi afetada pela mentalidade de economia de peso, o que certamente fará do T.50 um supercarro dos mais interessantes. O modelo deve ser apresentado em breve, mas só terá suas entregas iniciando em janeiro de 2022. Ele será limitado a 125 unidades.
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