Topo
Notícias

Novo foguete da SpaceX em testes explode e vira bola de fogo; veja vídeo

Protótipo da SpaceX explodiu e pegou fogo durante teste no Texas - Reprodução
Protótipo da SpaceX explodiu e pegou fogo durante teste no Texas Imagem: Reprodução
do UOL

Gabriel Francisco Ribeiro

De Tilt, em São Paulo

29/05/2020 17h58

Sem tempo, irmão

  • Protótipo de foguete de próxima geração da SpaceX explodiu em teste nesta sexta
  • Starship é visto como foguete para levar humanos à Lua ou Marte, mas sofre com falhas
  • Empresa de Musk esperava voar o protótipo em baixa altitude nos próximos dias
  • Neste sábado, foguete Falcon 9 da SpaceX levará astronautas para ISS pela 1ª vez

Um protótipo de um foguete de próxima geração da SpaceX explodiu nesta sexta (29) em um teste realizado em Boca Chica, no Texas, onde a empresa costuma fazer experimentos. O equipamento virou uma enorme bola de fogo em poucos segundos.

O protótipo incendiado foi o quarto do foguete do tipo Starship, que a SpaceX vê como de próxima geração. Batizado de SN4, o protótipo entrou em erupção pouco depois da ignição dos motores do teste, deixando pouco equipamento à vista e aparentemente causando danos ao local de testes, segundo o site The Verge.

Ainda não está claro se houve feridos na explosão e a SpaceX não se posicionou sobre o fato até a publicação deste texto.

A falha no teste ocorre um dia antes do lançamento do foguete Falcon 9, da empresa, com astronautas da Nasa (agência espacial norte-americana). Será a primeira vez que um foguete de uma empresa privada levará astronautas da agência na história, além de este ser o primeiro lançamento com humanos nos Estados Unidos em nove anos.

Veja o vídeo do momento da explosão do foguete Starship:

O foguete que será utilizado neste sábado com astronautas da Nasa é totalmente diferente do Starship. O Falcon 9 possui mais de 100 viagens realizadas e já passou por testes do tipo, inclusive sofrendo problemas como explosões ainda em 2016.

Mesmo sem ligações entre eles, Elon Musk, dono da SpaceX, havia afirmado no início desta semana a um podcast da Aviation Week que por causa do lançamento tripulado do Falcon 9 iria "diminuir a velocidade dos trabalhos no Starship".

O Starship é um novo foguete gigante destinado a mandar pessoas para áreas mais profundas do espaço, como a Lua e Marte - a viagem deste sábado do Falcon 9 é até a ISS (Estação Espacial Internacional).

A Nasa tem, atualmente, o Projeto Artemis, que visa colocar um humano (incluindo a primeira mulher) na Lua até 2024, assim como o primeiro humano em Marte por volta de 2030. Para isso, contudo, empresas privadas precisam construir foguetes mais poderosos do que os que transitam até a ISS.

A SpaceX tem construído diversos modelos de teste do Starship no Texas. O teste de hoje envolvia ligar o motor principal Raptor do último protótipo com o veículo preso, em um teste chamado "fogo estático". Este foi o quinto teste do tipo conduzido nas últimas semanas.

Anteriormente, a SpaceX já havia perdido outros três protótipos do foguete em testes pressurizados que causaram ou incêndios ou explosões. Este quarto protótipo, destruído hoje, foi o que avançou mais nos testes.

Se ele tivesse se mantido intacto, a SpaceX planejava fazer o veículo voar em baixa altitude nos próximos dias.

Notícias