Topo
Notícias

Tempestade tropical Bertha toca o solo no litoral da Carolina do Sul, nos EUA

do UOL

27/05/2020 18h22

Miami, 27 mai (EFE).- O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira que o olho da tempestade tropical Bertha, que se formou hoje, tocou o solo no litoral da Carolina do Sul, a leste da cidade de Charleston.

A tempestade, o segundo sistema com nome que se antecipa ao início oficial da temporada no Atlântico, provocou fortes ventos e chuvas, e deve ocasionar inundações na costa oeste dos EUA.

Os meteorologistas acreditam que a tempestade se enfraquecerá e seguirá pelo centro-oeste da Carolina do Norte.

Bertha está situada 30 quilômetros a leste de Charleston, ganhou um pouco de força, com ventos máximos sustentados de 80 km/h, e se desloca para o noroeste a 15 km/h. O NHC, com sede em Miami, emitiu um aviso de tempestade tropical pelo litoral da Carolina do Sul, de até South Santee River.

A primeira temporada tropical formada antes da temporada oficial foi Arthur, que surgiu no dia 16 de maio perto do litoral do centro da Flórida. A previsão é que continue a se deslocar para o noroeste nesta noite.

A temporada de furacões no Atlântico começará oficialmente no dia 1º de julho, e terminará em 30 de novembro. Na quinta-feira passada, a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA previu uma temporada "extremamente ativa", com até dez furacões, dos quais seis podem ser muito poderosos. EFE

ims/vnm

Notícias