Topo
Notícias

Processo contra Berlusconi é adiado novamente

27/05/2020 12h30

MILÃO, 27 MAI (ANSA) - O julgamento do eurodeputado e ex-primeiro-ministro da Itália Silvio Berlusconi em um dos processos em que ele é acusado de corrupção de testemunhas foi adiado mais uma vez devido à pandemia do novo coronavírus.   

A continuação do julgamento já havia sido alterada de 9 de março para 8 de junho, e os juízes do Tribunal de Milão anunciaram nesta quarta-feira (27) uma nova data: 28 de setembro, um dia antes do aniversário de 84 anos de Berlusconi.   

O ex-primeiro-ministro e mais 28 pessoas são acusados de corrupção em atos judiciários e falso testemunho. Segundo a denúncia, Berlusconi teria subornado garotas de programa para manipular seus depoimentos à Justiça sobre as noitadas em suas mansões, apelidadas de "bunga-bunga".   

O processo é conhecido como "Ruby ter" e também conta com desmembramentos independentes em outras cidades da Itália, como Roma, Turim, Pescara, Treviso, Monza e Siena - nesta última, o Ministério Público pediu a condenação do ex-premiê a quatro anos e dois meses de prisão.   

Esses inquéritos nasceram do processo "Ruby", no qual o ex-primeiro-ministro foi absolvido dos crimes de prostituição de menores e abuso de poder. O nome faz referência à modelo ítalo-marroquina Karima el Mahroug, pivô do escândalo sexual que abalou a imagem de Berlusconi.   

Entre 2010 e 2014, o ex-premiê teria gastado mais de 10 milhões de euros para manipular testemunhas em seus julgamentos.   

Berlusconi já foi condenado em última instância por fraude fiscal, pena descontada com um ano de serviços sociais, e hoje é deputado do Parlamento Europeu. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias