Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

PI: Polícia barra entrada de 25 trabalhadores infectados pelo coronavírus

Os 25 trabalhadores iriam cumprir a quarentena em um hotel de São Raimundo Nonato (PI) - Divulgação/Polícia Militar do Piauí
Os 25 trabalhadores iriam cumprir a quarentena em um hotel de São Raimundo Nonato (PI) Imagem: Divulgação/Polícia Militar do Piauí
do UOL

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

27/05/2020 23h40

Um caminhão que transportava 25 trabalhadores infectados pelo novo coronavírus foi interceptado pela Polícia Militar e pela Vigilância Sanitária ao tentar desembarcar os homens em um hotel no município de São Raimundo Nonato (PI), região sul do estado, na madrugada de hoje. Os trabalhadores vinham do canteiro de obras da construtora Andrade Gutierrez em Nova Holanda (BA) e iriam cumprir a quarentena no hotel.

Após ser barrado, o caminhão seguiu com os homens para o município de Campo Alegre de Lurdes (BA) e Barreiras (BA). A construtora informou que testou todos os seus trabalhadores e 34 tiveram resultado positivo para o novo coronavírus. Eles estavam sendo levados para São Raimundo Nonato, segundo a Andrade Gutierrez, porque o município dispõe de melhor suporte médico, entretanto, após a negativa do desembarque deles, o grupo foi levado de volta para a Bahia.

A empreiteira mantém, durante a pandemia do novo coronavírus, canteiros de obras ativos nos municípios de Dom Inocêncio (PI), Dirceu Arcoverde (PI) e Pilão Arcado (BA), para construção de linha de transmissão de energia elétrica Buritirama (BA) e Queimada Nova (PI). Os municípios tentaram suspender a construção diante da pandemia com decretos municipais, mas uma decisão da 2ª Vara da comarca de São Raimundo Nonato autorizou a continuação da obra, que deve ser concluída em junho, por considerá-la serviço essencial.

A descoberta ocorreu por meio de denúncias repassadas para a polícia, as quais relataram que um ônibus transportando trabalhadores doentes estava chegando ao hotel, e a PM ficou à espera do grupo em frente ao local de desembarque.

Após o caminhão ser interceptado, os policiais ordenaram, junto com a Vigilância Sanitária de São Raimundo Nonato, que o motorista voltasse para a cidade de origem. "Mandamos a viatura acompanhar até a saída da cidade, em direção a cidade de Campo Alegre de Lurdes (BA), o caminhão com 25 trabalhadores da empresa Andrade Gutierrez, que testaram positivo para covid-19 na Bahia. Ou seja, a empresa estava trazendo infectados da Bahia para o Piauí", relatou a PM.

Atualmente, São Raimundo Nonato tem 49 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sendo 29 recuperados. Não há mortes registradas no município. No Piauí, a pandemia do novo coronavírus infectou 3.966 pessoas e 134 mortos. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado ontem.

Em nota, a Andrade Gutierrez informou que 34 funcionários do canteiro de Nova Holanda (BA) testaram positivo para a covid-19, nesta semana, mas estão assintomáticos e cumprem isolamento. "Um outro colaborador, infelizmente, veio a óbito no domingo (24) e teve a doença confirmada depois pela unidade de saúde. Ele comunicou sintomas iniciais à equipe médica do consórcio no próprio dia 24 e foi encaminhado imediatamente para o hospital maternidade Nossa Senhora da Luz, em Buritirama (BA), onde foi internado, mas apresentou rápida piora em seu quadro de saúde."

A construtora destacou que o consórcio alugou um hotel em São Raimundo Nonato para abrigar os trabalhadores até a recuperação deles, "mas a decisão foi remanejada por orientação da secretaria de saúde local." "Apesar de não demandarem atendimento médico até o momento, os demais colaboradores foram transferidos para isolamento nas cidades de Campo Alegre de Lurdes (BA) e Barreiras (BA), que contam com maior infraestrutura", explicou.

"Todos os colaboradores do canteiro de Nova Holanda foram testados até a tarde de ontem (26). O consórcio vem tomando todas as medidas de prevenção à covid-19, com realização de triagem diária de saúde dos funcionários, adequação dos ambientes de trabalho e ampla comunicação. Além disso, a Andrade Gutierrez e o consórcio tem se reunido com as prefeituras das regiões para atualizar o cenário e ressalta que a manutenção do trabalho foi devidamente autorizada pelas autoridades sanitárias", pontuou a construtora.

Notícias