Topo
Notícias

Não é só o VW Nivus: veja 10 novos SUVs que vão invadir o mercado até 2021

VW Nivus será posicionado entre o Polo e o T-Cross, mas não é o único SUV com estreia programada no Brasil até 2021 - Reprodução
VW Nivus será posicionado entre o Polo e o T-Cross, mas não é o único SUV com estreia programada no Brasil até 2021
Imagem: Reprodução
do UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/05/2020 04h00

Por conta da pandemia do coronavírus, a Volkswagen promove amanhã, de forma virtual, o lançamento global do Nivus - SUV compacto derivado do Polo com perfil de cupê projetado no Brasil, com produção em São Bernardo do Campo (SP).

O Nivus será o primeiro modelo da VW no Brasil a trazer o novo logotipo da marca, como também terá o volante do Golf 8, que recentemente estreou na Europa.

Além disso, vai trazer a inédita central multimídia VW Play, também projetada pela engenheira brasileira, e será equipado exclusivamente com o motor 1.0 TSI de 128 cv.

O Volkswagen Nivus é um dos lançamentos mais importantes programados para este ano, mas existem muitos outros SUVs com chegada prevista ao País no futuro próximo.

Afinal de contas, os utilitários esportivos são a categoria que mais cresce em vendas e as montadoras não querem ficar atrás na disputa por clientes do segmento.

Confirma abaixo os dez SUVs mais importantes que serão lançados aqui até 2021.

Citroën - C5 Aircross

Citroën C5 Aircross chega no Brasil até 2020 -- mas já experimentamos o SUV - Ricardo Ribeiro/UOL - Ricardo Ribeiro/UOL
Imagem: Ricardo Ribeiro/UOL

A Citroën anunciou em 2018, durante o Salão de Paris, que vai trazer o C5 Aircross, onde será posicionado acima do C4 Cactus para concorrer com o Jeep Compass.

A novidade, cujo lançamento inicialmente estava programado para 2020, também virá para preencher a lacuna deixada pela minivan C4 Picasso.

UOL Carros já andou de carona no SUV médio na Europa - lá, o modelo tem até versão híbrida, enquanto a motorização mais provável em nosso mercado é o conhecido 1.6 turbo THP.

A novidade tem 4,5 metros de comprimento e três assentos individuais no banco traseiro. Por sua vez, o porta-malas tem capacidade para 580 litros, expansíveis a 720 litros.

Fiat - 'SUV do Argo''

Novo SUV compacto da Fiat baseado no Argo roda em testes pelo Brasil - Cloud of Vape/Acervo Pessoal - Cloud of Vape/Acervo Pessoal
Imagem: Cloud of Vape/Acervo Pessoal

A Fiat não faz segredo e já anunciou que terá utilitários esportivos em seu portfólio no Brasil. Uma das novidades já roda em testes no País e terá a mesma plataforma do hatch Argo, com o qual irá compartilhar uma série de componentes.

A camuflagem da imagem acima, cedida por um leitor, mostra pouco, mas permite arriscar que será uma espécie de Argo mais alto e "musculoso".

Um dos destaques do modelo inédito é que ele será um dos primeiros a trazer o motor 1.0 de três cilindros já disponível no mercado europeu. Aqui, esse propulsor deverá ser oferecido em conjunto com o 1.3 Firefly aspirado já disponível na gama da marca italiana. A estreia deve acontecer no início do ano que vem.

Fiat - Fastback

"Fastback pode originar outros carros, não só um SUV", diz designer da Fiat - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Enquanto a VW está prestes a lançar o Nivus, primeiro SUV cupê compacto de marca generalista do Brasil, a Fiat também vai apostar nesse tipo de silhueta - que exibe caimento do teto mais acentuado na parte traseira.

Maior do que o Nivus, a novidade será baseada no conceito Fasback, que a montadora exibiu em 2018 no Salão do Automóvel de São Paulo.

Ainda não sabemos se o nome do protótipo será mantido no modelo de produção seriada, cuja estreia está prevista para o fim de 2021 ou o início de 2022. Terá dianteira bastante inspirada na picape Toro, porte de Jeep Compass e deverá ter à disposição os novos motores 1.0 e 1.3 turbinados.

Ford - Territory

Ford Territory - Divulgação/Ford - Divulgação/Ford
Imagem: Divulgação/Ford

Outro SUV que apareceu no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018 vai estrear no Brasil: o Territory, que inicialmente chega importado da China, onde foi desenvolvido e é fabricado. Há rumores de planos para produção futura do modelo na Argentina, de onde passaria a ser exportado ao Brasil.

Antes da pandemia, a Ford já tinha anunciado seu lançamento no País neste ano - o utilitário, inclusive, já aparece na categoria de "Futuros Lançamentos" no site da fabricante.

As dimensões são um pouco maiores do que as do Compass, enquanto o Territory terá câmera com visão em 360 graus, conexão com internet e central multimídia com tela de dez polegadas. Além disso, a novidade vai trazer sob o capô motor 1.5 turbo. Na China, o carro tem câmbio CVT e 150 cv, mas aqui deverá entregar mais potência.

Ford - Escape

Ford confirma nova Ranger, Escape e mais três carros para a América do Sul - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O Focus deixou de ser vendido no Brasil, porém sua versão SUV tem grandes chances de estrear aqui até 2021. A Ford não confirma, mas ajudou a reforçar os rumores ao levar um grupo de jornalistas brasileiros para evento de lançamento nos Estados Unidos, no ano passado.

O modelo foi recentemente lançado na Argentina em versão híbrida plug-in, onde chega importado dos EUA e é batizado como Kuga.

Aqui pode ser oferecido nessa mesma configuração, que rende 237 cv de potência, ou trazer motorização 1.5 turbo, com aproximadamente 180 cv. A tecnologia é um ponto forte, trazendo assistentes de condução, câmera "180 graus" e outros recursos avançados. Com porte um pouco maior do que o do Compass, seria no Brasil uma alternativa mais sofisticada ao Territory.

Jeep - SUV de 7 lugares

Jeep lança SUV de 7 lugares em 2021; picape Gladiator ainda está em estudos - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em 2021, a Jeep vai preencher a lacuna enorme entre o Compass e o Grand Cherokee ao lançar um SUV inédito, com três fileiras de assentos e fabricação nacional.

A montadora nega que o modelo será meramente um Compass com carroceria alongada e também nega que se trata do Grand Commander ser vendido no Brasil.

Feito exclusivamente para a China, esse SUV é hoje o único modelo de sete lugares do portfólio da Jeep no mundo.

O Grand Commander é bem maior do que o Compass, medindo 4,87 metros de comprimento e 2,87 metros de distância entre eixos. Só como referência, o Compass tem 4,41 metros e 2,63 metros, respectivamente.

Toyota - 'SUV do Corolla'

Novo "Corolla SUV" é flagrado em testes e será feito no Brasil, diz site - Reprodução/Thai Car Inside - Reprodução/Thai Car Inside
Imagem: Reprodução/Thai Car Inside

A Toyota está realizando testes com um novo SUV médio com porte semelhante ao do Corolla. Um protótipo foi flagrado na Tailândia. Do Corolla viriam a plataforma TNGA e as motorizações 2.0 a gasolina (de até 177 cv) e o 1.8 híbrido.

A intenção da Toyota é que o modelo seja um projeto global a ser vendido em mercados como Ásia, Estados Unidos e Austrália.

Aqui, o veículo seria produzido na planta de Indaiatuba (SP), onde também é feito o Corolla. A data de apresentação mundial do Projeto 740B seria em meados de 2021, mas seu lançamento no Mercosul ocorreria apenas no ano seguinte.

A Toyota ainda não teria definido o nome do carro, mas internamente há quem já o chame de "Corolla Cross".

Toyota - SUV compacto

Toyota Raize: conheça o SUV compacto que deve estrear no Brasil em 2021 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Em março passado, a Toyota registrou o desenho industrial de componentes do novo SUV compacto que a marca japonesa vai lançar no Brasil em 2021.

O Daihatsu Rocky, o modelo das ilustrações, servirá de base para o novo utilitário esportivo nacional, a ser fabricado em Sorocaba (SP) a partir de março de 2021, mediante investimento de R$ 1 bilhão.

O Rocky, inclusive, tem uma variante com o logotipo da Toyota, lançada no Japão no ano passado com visual ligeiramente diferente e batizada como Raize. A Daihatsu é uma subsidiária da montadora oriental.

Além das imagens das peças citadas, o INPI traz o registro de patentes de sistema de propulsão híbrida, reforçando as apostas de que o novo SUV pequeno terá uma versão com o mesmo trem de força combinando motor flez 1.8 e outro elétrico já utilizado no Prius e na configuração Altis do Corolla.

A Toyota oficialmente não confirma muitas informações do futuro lançamento e poderá utilizar outro nome e aplicar alterações na carroceria, até para ampliar o espaço interno na comparação com o Raize e o Rocky.

Volkswagen - Projeto Tarek

VW começa a fabricar rival do Compass e câmbio que poupa combustível - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Em fevereiro, a Volkswagen anunciou para março o início da produção em série na Argentina do Projeto Tarek, utilitário esportivo ainda sem nome oficial que será exportado ao Brasil, onde ficará posicionado entre o T-Cross e o Tiguan. Como outros SUVs com lançamento programado até o ano que vem, ele mira o campeão de vendas Compass.

Com o fechamento de fábricas por conta do coronavírus, a VW teve de rever os planos de lançamento, porém mantém a previsão de estreia para 2020 - só que no fim do ano. Protótipos já estavam em testes na Argentina e no Brasil antes da pandemia.

Volkswagen - 'Míni SUV'

Novo logotipo VW míni suv - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Após retirar de linha o CrossFox, a Volks terá um substituto a ser lançado até o ano que vem, com porte semelhante e projetado sobre a mesma plataforma do Polo - que também é a base do Nivus. Esse novo utilitário esportivo, porém, terá porte menor e será mais simples e barato.

Conhecido internamente pelo código A0 CUV, deverá ter cerca de 4 metros de comprimento e suspensões elevadas. Por outro lado, o modelo, que não é o conceito Taigun da foto acima, deverá ser comercializado com os mesmos motores 1.0 turbo e 1.0 e 1.6 aspirados hoje disponíveis para o hatch compacto.

Notícias