Topo
Notícias

STJ decide não federalizar investigações de assassinato de Marielle Franco

27/05/2020 19h17

BRASÍLIA (Reuters) - A 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira contrariamente ao pedido apresentado pela Procuradoria-Geral da República de federalização das investigações sobre o assassinato da vereadora fluminense Marielle Franco (PSOL) e do motorista dela, Anderson Gomes, ocorrido em uma noite de março de 2018 no Rio de Janeiro.

O pedido para que a apuração do caso deixasse de ser conduzido pela Polícia Civil daquele Estado e passasse para a Polícia Federal foi apresentado em setembro de 2019 pela então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, às véspera de ela deixar o cargo.

O argumento da Procuradoria-Geral da República para o pedido é que era preciso descobrir os mandantes do crime e que teria havido falhas durante a investigação estadual que justificariam o deslocamento do caso para a esfera federal.

Todos os oito ministros que votaram foram contra o pedido.

O voto condutor foi da relatora do caso, Laurita Vaz. A ministra disse que, a despeito da inegável gravidade do crime, não se está demonstrado "nem de longe" que há inércia ou desinteresse da Polícia Civil do Rio em conduzir as investigações.

INTERESSE

Para a ministra do STJ, há um evidente interesse em solucionar o crime, ao contrário do que alega a PGR.

Ela destacou o fato de que os autores dos crimes já foram identificados e denunciados criminalmente e que houve substituição de equipe de investigadores quando se aventou suspeita de ligação de policiais com supostos envolvidos no delito.

Em um minucioso voto, Laurita Vaz admitiu que o tempo corre a favor dos criminosos em uma apuração de altíssima complexidade, mas avaliou que qualquer instituição brasileira de investigação enfrentaria as mesmas dificuldades.

"Considerando o vasto acervo já formado, com centenas de diligências cumpridas e outras tantas em andamento, o pretendido deslocamento para a Polícia Federal, ao que tudo indica, acarretaria o efeito contrário no incidente suscitado", disse ela, ao citar uma série de providências tomadas nas investigações e as manifestações da defesa das vítimas, contrárias ao deslocamento das investigações para a esfera federal.

Ao acompanhar a relatora, Jorge Mussi disse que as autoridades estaduais encontram-se empenhadas em dar resposta a essa "violação de direitos humanos". "Não se tem elementos suficientes para afirmar a incapacidade de autoridades estaduais de oferecerem uma resposta", avaliou.

Para Rogério Schietti, eventuais falhas no curso das investigações foram "episódios isolados" que não comprometeram as apurações.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Notícias