Topo
Notícias

Lisboa vira novo epicentro de casos e mortes por Covid-19 em Portugal

27/05/2020 18h13

Lisboa, 27 mai (EFE).- Lisboa e a sua região metropolitana tornaram-se nesta semana o principal foco de expansão e morte por Covid-19 em Portugal, a tal ponto que nas últimas 24 horas, foram registrados 97% de positivos nesta parte do país, segundo informações divulgadas nesta quarta-feira pelas autoridades locais.

Das 285 novas infecções detectadas em Portugal nas últimas 24 horas, 277 correspondem à região de Lisboa.

No total, Portugal, que está na segunda fase da desconfinamento e que em 6 de junho abrirá oficialmente as praias, soma 31.292 infectados desde 1º de março, dos quais 10.055 correspondem a Lisboa.

O país registra 1.356 mortes após as 14 registradas nas últimas horas, 10 delas na capital.

Alguns dos surtos na região metropolitana da capital foram detectados em trabalhadores na zona periférica de Azambuja, onde estão localizadas 220 empresas com cerca de 8,5 mil funcionários.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse hoje em entrevista coletiva que "o que está acontecendo em Lisboa é o que aconteceu em outras áreas do país", já que o vírus ainda está se espalhando por todo o território português, embora de "forma diferente, dependendo do local".

Desde o início da pandemia, Portugal se destacou na Europa como um dos países que melhor controlou a expansão do novo coronavírus e, portanto, com certas restrições e medidas de segurança, retomou grande parte de sua atividade social e empresarial. EFE

cgg/phg

(foto)

Notícias