Topo
Notícias

Coronavírus: Ford testa sistema de aquecimento interno para frear contágios

Viatura da polícia de Nova York - Divulgação
Viatura da polícia de Nova York Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

27/05/2020 16h29

A Ford está iniciando os testes de uma nova tecnologia de software que pode ajudar a diminuir a propagação do novo coronavírus dentro dos carros utilizando o calor. O objetivo do experimento é promover uma higienização aquecida das viaturas das polícias de Nova York, Califórnia, Michigan, Massachusetts, Ohio e Flórida. O software pode aquecer o interior dos carros a até 133 graus Farenheit, o equivalente a 56 graus Celsius.

A ideia é esquentar a cabine dos carros por 15 minutos a esta temperatura para neutralizar o vírus em seu interior. O sistema é feito em parceria com universidade estatual de Ohio.

"Nossos estudos com a Ford indicam que a exposição do coronavírus a temperaturas de 56 graus Celsius ou 132,8 graus Fahrenheit por 15 minutos reduz a concentração viral em mais de 99% nas superfícies e materiais internos usados nos veículos utilitários Police Interceptor", disseram em comunicado Jeff Jahnes e Jesse Kwiek, supervisores de laboratório do departamento de microbiologia do estado de Ohio.

Isso se junta à fala recente do CEO da Ford, Jim Hackett, de que a montadora já está explorando maneiras de adicionar materiais antimicrobianos em seus modelos no futuro. Ainda de acordo com a montadora, o calor pode ser mais eficaz que o uso de desinfetantes e outros procedimentos de higienização, porque alcança áreas que poderiam perdidas de outra forma.

Para avisar os policiais da higienização, as luzes de emergência e as luzes traseiras piscarão em um padrão pré-definido. O painel do veículo também indicará o progresso.

Notícias