Topo
Notícias

Casos de infecções de humanos por visons seriam os 'primeiros conhecidos'

26/05/2020 12h31

Genebra, 26 Mai 2020 (AFP) - A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta terça-feira (26) que os prováveis casos de contágio na Holanda através de visons podem configurar a "primeira transmissão conhecida" do coronavírus de um animal para o humano.

Após o anúncio de um primeiro caso "plausível" na semana passada, as autoridades holandesas consideraram na segunda-feira como "muito provável" que um segundo funcionário de uma fazenda de visons desse país havia contraído o vírus causador da COVID-19 em contato com esses mamíferos.

A OMS observou que entrou em contato com pesquisadores holandeses que investigam essas infecções, enfatizando que "até agora, pode haver pelo menos três casos".

"Esses seriam os primeiros casos conhecidos de transmissão de animais para humanos", afirmou a organização em uma mensagem de e-mail enviada à AFP.

"Mas continuamos a coletar e examinar outros dados para determinar se animais, incluindo animais de estimação, podem espalhar a doença", acrescentou.

A pandemia de COVID-19 causou quase 350.000 mortes em todo mundo desde seu surgimento, em dezembro, em Wuhan, no centro da China.

Os trabalhos dos pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan mostraram que a sequência genômica desse novo coronavírus é 80% semelhante ao da SARS, que causou uma epidemia anterior em 2002-2003, e 96% ao de outro coronavírus presente em morcegos.

A grande maioria dos pesquisadores concorda que esse novo coronavírus SARS-CoV-2 - a causa da pandemia - provavelmente se originou em morcegos, apesar de acreditarem que foi transmitido para outra espécie, ainda não determinada, antes de infectar seres humanos.

Esta é a peça-chave do quebra-cabeça que a comunidade científica internacional e a OMS esperam decifrar: entender melhor o que aconteceu e, assim, poder se concentrar em melhorar as práticas de prevenção para evitar uma nova pandemia.

apo/rjm/avz/age/mr/tt

Notícias