Topo
Notícias

Costa Rica começa a aplicar tratamento de plasma contra COVID-19

25/05/2020 19h17

San José, 25 Mai 2020 (AFP) - Uma mulher da Costa Rica hospitalizada por COVID-19 está sendo tratada com plasma extraído de pacientes recuperados da doença, um experimento que pode ajudar a acelerar a luta contra o mal, informou nesta segunda-feira uma autoridade de saúde local.

O presidente da Previdência Social da Costa Rica, Román Macaya, indicou que a paciente de 37 anos recebeu sua primeira dose de "plasma convalescente" no sábado e a segunda no domingo.

O Centro de Assistência Especializada ao Paciente com COVID-19, onde ela está internada, relatou que a paciente mostra "boa evolução clínica", embora Macaya tenha admitido que é cedo para saber o verdadeiro resultado do tratamento.

Sebastián Molina, especialista em microbiologia e imuno-hematologia do Banco Nacional de Sangue, explicou que os anticorpos plasmáticos atuam como uma barreira contra o vírus, ajudando a paciente a se recuperar.

O Banco Nacional de Sangue recebeu 25 doadores recuperados de COVID-19, dos quais foram obtidos 61 sacos de plasma.

O plasma convalescente é um dos tratamentos sob investigação na Costa Rica.

Também está sendo estudada uma droga na qual as proteínas do novo coronavírus são injetadas em cavalos, para que o sangue da equipe gere anticorpos que sirvam para o tratamento de pacientes.

Nesta segunda-feira, 21 novos casos de COVID-19 foram relatados, o nível mais alto de contágio nas últimas seis semanas na Costa Rica.

O país registra 951 casos de transmissão do novo coronavírus, com 10 mortes.

mas/llu/cc

Notícias