Topo
Notícias

Coronavirus afeta gravemente direitos das crianças no mundo, adverte ONG

25/05/2020 19h52

Haia, 25 Mai 2020 (AFP) - Os direitos das crianças são "gravemente afetados" pela crise da Covid-19 em quase todo o mundo, uma vez que a mesma aumenta as chances de trabalho e casamento infantis forçados, alertou nesta terça-feira uma ONG internacional com sede em Amsterdã.

As consequências econômicas da pandemia e as medidas impostas pelos governos para conter a propagação da doença "têm um impacto desastroso sobre muitas crianças", advertiu a ONG de defesa dos direitos infantis KidsRights.

"Esta crise joga por terra anos de progresso no bem-estar das crianças", assinala em comunicado o fundador e presidente da ONG, Marc Dulleart. O fechamento de escolas tornou os jovens "muito vulneráveis" ao trabalho e casamento infantil, destaca a organização.

A pressão sobre o sistema de saúde também interrompeu alguns programas de imunização contra doenças como poliomielite e sarampo, e "provocará um aumento da mortalidade infantil, com centenas de milhares de mortes adicionais", afirma a KidsRights.

Segundo a ONG, a suspensão das campanhas de vacinação contra o sarampo em 23 países já afetou mais de 78 milhões de crianças menores de 9 anos.

Dispensar uma atenção especial aos direitos das crianças é, "consequentemente, mais necessário do que nunca", assinala Dulleart, por ocasião da publicação do KidsRights Index 2020, que classifica 182 países segundo o respeito a estes direitos.

A Islândia ocupa o primeiro lugar na listagem anual, sobre a base de dados da ONU, seguida da Suíça e Finlândia. Chade, Afeganistão e Serra Leoa ocupam as últimas posições.

smt/cvo/mm/age/mb/lb

Notícias