Topo
Notícias

Portugal supera marca de 400 mortos por Covid-19 e teme pela Semana Santa

09/04/2020 14h53

Lisboa, 9 abr (EFE).- Portugal superou nesta quinta-feira a barreira dos 400 mortos em decorrência da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, em dia marcado pela entrada em vigor de restrições adicionais para evitar um aumento no contágio durante a Semana Santa.

Com relação ao boletim apresentado ontem pela Diretoria Geral de Saúde, foram 29 mortes a mais, que eleva o total para 409. Além disso, houve contabilização de 815 novos casos, fazendo subir para 13.956 a quantidade de infecções já registradas no país.

Atualmente, 1.173 pessoas seguem internadas em hospitais portugueses, com 241 pacientes estando em unidades de terapia intensiva (UTI).

Hoje, as autoridades do país voltaram a fazer apelo para que a população mantenha os esforços de contenção e permaneça em casa de hoje até segunda-feira, para frear um possível aumento de contágios durante a Semana Santa, período de feriado, em que muitas pessoas não precisarão trabalhar.

O medo do governo é de que se aproveite para romper o confinamento e visitar parentes. Por isso, o estado de emergência teve a adição de algumas medidas durante este período. Por exemplo, está proibido sair da cidade de residência, com exceção de necessidade por trabalho.

Durante a meia-noite nesta quinta-feira e segunda-feira, os aeroportos portugueses ficarão fechados.

Cerca de 35 mil agentes da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública estarão atuando para garantir que as normas sejam cumpridas, em barreiras nas principais rodovias e vias do país e em terminais de passageiros.

Quem descumprir as medidas cometerá crime de desobediência, segundo lembraram as autoridades locais. EFE

cdb/bg

(foto)

Notícias