Topo
Notícias

Conselho de Medicina do AM recomenda cloroquina em casos leves de covid-19

Coronavírus: Produção de cloroquina na China - China/Barcroft Media via Getty Images
Coronavírus: Produção de cloroquina na China Imagem: China/Barcroft Media via Getty Images
do UOL

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

09/04/2020 22h27

Resumo da notícia

  • CRM-AM cita "resultados favoráveis em estudos realizados em hospitais asiáticos e norte-americanos"
  • Nos EUA, CDC) removeu de seu site orientações que informavam médicos sobre prescrição

O CRM (Conselho Regional de Medicina) do Amazonas recomendou o uso de cloroquina e hidroxicloroquina para pacientes leves de covid-19. A orientação aos profissionais foi enviada ontem.

A recomendação cita "resultados favoráveis em estudos realizados em hospitais asiáticos e norte-americanos" no tratamento de pacientes. Entretanto, na terça-feira (7), o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) removeu de seu site orientações que informavam médicos sobre como prescrever a hidroxicloroquina e a cloroquina.

A recomendação do conselho amazonense ainda diz que a cloroquina pode ser utilizada conjuntamente, ou não, com a azitromicina.

O documento alerta, entretanto, que deve ser avaliado caso a caso. "Os profissionais devem, obrigatoriamente, medir os riscos do uso do medicamentos e informar os pacientes", diz a recomendação oficial.

Segundo o Ministério da Saúde, o estado é o quarto em número de casos confirmados de covid-19, com 899 pacientes diagnosticados e 40 óbitos.

Notícias